Ação Educativa Caruaru Sustentável aportou na Ciclofaixa neste domingo

No domingo (03), a Ciclofaixa da Avenida Agamenon Magalhães, em Caruaru, recebeu a ação Caruaru Sustentável. Os passantes puderam participar de diversas atividades lúdicas e educativas com foco na conscientização sobre sustentabilidade e preservação ambiental. Diversas secretarias da Prefeitura de Caruaru estiveram envolvidas na realização do evento.

A programação contou com exposição de resíduos descartados no Rio Ipojuca, coleta de óleo de cozinha usado, orientações sobre educação ambiental e o desequilíbrio do meio ambiente como fator de risco para doenças transmitidas por vetores, oficinas de compostagem e horta doméstica vertical. O Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho foi representado em exposição fotográfica como tema de turismo sustentável.

A ação contou também com venda e exposição de produtos da economia solidária e criativa, como o Projeto Mulheres do Araçá. e ainda promoveu esquete teatral sobre a cidade limpa e a eliminação do Aedes aegypti. A secretária executiva de Sustentabilidade, Sandra Ferraz, falou sobre a iniciativa. “A gente entende como importante esse momento de sensibilização, alertando as pessoas quanto aos cuidados com o meio ambiente e o papel que todos nós devemos desempenhar na preservação e cuidados com ele”, declarou.

O Sesc também foi parceiro da ação e levou uma exposição de ecopeças decorativas, confeccionadas em oficinas experimentais desenvolvidas pela unidade Caruaru. A assistente social do Sesc, Conceição de Paulo, falou da importância de apoiar ações como esta. “A parceria só fortalece o trabalho de responsabilidade ambiental que nós já desenvolvemos através nas nossas oficinas, e hoje, pudemos trazer essa experiência para a avenida”, afirmou.

Eloísio dos Santos, que passava pela ciclofaixa e parou para ver a exposição, aprovou a iniciativa. “Achei a exposição importante como apresentação à sociedade sobre a causa ambiental e pelo despertar da conscientização do tema, fazendo com que as pessoas repensem ao jogar objetos e lixo no meio ambiente”, declarou.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *