Ação no Recife reforça diagnóstico da tuberculose

tuberculosecabo-fotojoaobarbosa4_0

A tuberculose é uma doença que tem diagnóstico e tratamento disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Todo o processo de atendimento deve ser feito no posto de saúde mais perto da casa do paciente. Também é no posto que a medicação será dada, por um período mínimo de 6 meses. Após 15 dias do uso da medicação, o paciente já não transmite mais a enfermidade. A falta de tratamento ou a não aderência correta pode agravar o caso e tornar o paciente resistente aos medicamentos. Só em 2016, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou 57 casos de tuberculose multirresistente. Neste ano, já são 48.

Para chamar a atenção para a enfermidade, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) motivou os municípios pernambucanos a aderirem, nesta semana, à Campanha Estadual de Luta Contra a Tuberculose. Entre as ações, está o oferecimento de testagem para detecção da doença na Praça da Independência, no Centro do Recife, na quinta-feira (23.11), a partir das 17h, com foco na população em situação de rua. A ação é uma parceria da Prefeitura do Recife com a SES e o Comitê Pernambucano de Combate à Tuberculose.

Além do exame para detecção da tuberculose, também serão ofertados testes rápidos de HIV e repassadas informações sobre tabagismo. “Estamos incentivando os municípios a desenvolveram ações para testagem principalmente nas populações mais vulneráveis. É preciso fazer busca ativa e informar o público para que possamos ampliar o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento desses pacientes”, afirma a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose da SES, Cândida Ribeiro.

Em Pernambuco, em 2016, foram confirmados 4.644 casos novos de tuberculose. Até o início de novembro deste ano, já eram 3.891. Em 2016, foram 387 óbitos relacionados à enfermidade, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (SES), é a doença infecciosa de maior mortalidade no mundo, superando o HIV e a malária juntos.

SANAR – Em Pernambuco, a tuberculose faz parte do elenco das doenças trabalhadas pelo Programa de Enfrentamento das Doenças Negligenciadas – Sanar, que trabalha para diminuir os índices de diversas doenças no Estado. Atualmente, 15 municípios são prioritários para essa enfermidade pelo Sanar: Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Cabo, Camaragibe, Ipojuca, Escada, Vitoria, Caruaru, Petrolina, Abreu e Lima, Igarassu, Carpina e Goiana.

DOENÇA – A tuberculose, doença curável e com tratamento gratuito, afeta principalmente, os pulmões existindo também na forma extrapulmonar (não contagiosa): ganglionar periférica, pleural, cutânea, oftálmica, renal, meníngea, entre outras, sendo transmitida pelo bacilo de Koch.

A forma pulmonar bacilífera (contagiosa) é a mais relevante em saúde pública por ser a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão. A busca ativa do paciente sintomático respiratório constitui-se na principal estratégia de controle da tuberculose, uma vez que permite a detecção precoce das formas pulmonares.

Os sintomas clássicos da tuberculose pulmonar são: tosse persistente, febre vespertina, sudorese noturna, falta de apetite e emagrecimento. Pessoas que apresentem tosse por três semanas ou mais são suspeitas de ter a doença e deverão procurar um serviço de saúde mais próximo para a avaliação clínica e realização de exames. Todo o tratamento, que dura em média seis meses, é gratuito.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *