Ações do Dezembro Vermelho continuam em Caruaru

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é 1º de dezembro, mas em Caruaru o mês inteiro será dedicado para atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A campanha, denominada de Dezembro Vermelho, tem como foco a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas infectadas.

Diversas ações estão sendo realizadas pela Secretaria de Saúde do município, através do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais. Entre elas, estão palestras educativas; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C; jornada científica; treinamento das equipes de enfermagem e medicina, das Urgências e Emergências e atividades que busquem melhorar a qualidade de vida, como aulas de dança.

Na última quinta-feira (7) ocorreu uma Jornada Científica do Curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco. Em debate, as atualidades e pesquisas em relação ao HIV/AIDS. Os convidados foram o professor reconhecido internacionalmente pela área de genética, Sérgio Crovella; a médica especialista em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids na Mulher, Luiza Menezes; a médica preceptora do Hospital Universitário Oswaldo Cruz no Ambulatório de Infectologia/Aids Pediátrico (DIP-Infantil), da Universidade de Pernambuco, Regina Coeli, e a coordenadora do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais e Infectologista do SAE/Caruaru, Eline Gomes.

Já na próxima segunda-feira, dia 11, na sede da Secretaria de Saúde de Caruaru, acontecerá o pré-lançamento do aplicativo “Mapa da Saúde IST/Aids”, do Coletivo Mangueiras, que faz parte do projeto “Adolescências e juventudes: autonomia, cuidado e direitos”. Trata-se de um canal para compartilhamento de informações sobre serviços que ofertam cuidados nas áreas de saúde sexual e saúde reprodutiva, proporcionando a função de avaliação dos locais por parte dos usuários, de modo a servir como um espaço no qual os pontos positivos e negativos ligados aos serviços possam ser partilhados.

A partir da plataforma também é possível ter acesso aos endereços, horários de funcionamento e especificidades de cada serviço. A apresentação do aplicativo será dentro de um treinamento para expansão da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), que em 2018 chegará a todas as UPAs do município, onde quem sofrer algum acidente ocupacional ou quem tiver exposição sexual consentida poderá procurar a unidade. Hoje, apenas a UPA do Vassoural é a referência para este tipo de paciente. Com esse treinamento, a rede estenderá seu atendimento e todas unidades estarão capacitadas para garantir ainda mais acesso.

No dia 18 de dezembro, as pessoas que estiverem circulando pelo Marco Zero de Caruaru terão a possibilidade de realizar o teste rápido na Unidade Móvel (ônibus). Este ano, o horário de atendimento será das 10h30 às 15h30. E a testagem é totalmente gratuita.

As ações do Dezembro Vermelho estão sendo realizadas em parceria entre o poder público, sociedade civil e organismos internacionais, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para enfretamento da Aids e outras ISTs. Na Capital do Agreste, a organização dos eventos ficaram sob responsabilidade do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Programação
Dia 11, às 14h
– Pré-lançamento do aplicativo Mapa da Saúde IST/Aids, do Coletivo Mangueiras
de 11 a 14, das 14h às 18h
– Treinamento das equipes de enfermagem e medicina, das Urgências e Emergências, em Testagem Rápida de HIV, Sífilis e Hepatites Virais e sobre Profilaxia Pós-Exposição – PEP (SMS e Samu)
Dia 12, às 9h
– Atividade educativa em parceria com a Gerência de Penas Alternativas e Integração Social, na Escola Professor Machadinho
Dia 13, às 8h
– Momento Saúde no Serviço de Atenção Especializada – Centro de Saúde Amélia de Pontes
Dia 14, das 8h às 12h
– Ação com CTA Itinerante no PSF Maria Auxiliadora (realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C)
Dia 15, 8h
– Ação de palestra na Clínica da Mulher com as ginecologistas Nilene Clemente e Valcarla Galindo
Dia 18, das 10h30 às 15h30
– Ação de testagem com a Unidade Móvel (ônibus) no Marco Zero de Caruaru
Dia 20
– Aula de dança com Nasf e roda de conversa com dra. Eline Gomes. O tema é “Viver com HIV”
– Atividade Educativa no Serviço de Atenção Especializada – Centro de Saúde Amélia de Pontes
Dia 22, das 8h às 12h
– Ação com CTA Itinerante no PSF Rendeiras (realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C)
– Ação de palestra na Clínica da Mulher com as ginecologistas Nilene Clemente e Valcarla Galindo

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *