Adolescente carente participa de reunião com jovens empresários

Com muita concentração e atenção aos detalhes. Assim se comportou o jovem R.J.S, de 16 anos, durante sua participação em uma reunião de jovens empreendedores, realizada na tarde desta quarta feira, 25, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru. Atualmente, ele reside no Centro de Atendimento ao Usuário de Drogas (CAUD II), instituição que auxilia adolescentes de 12 a 18 anos, do sexo masculino, na luta contra a dependência química.

A história teve início em de dezembro de 2014, quando a Secretaria de Políticas Sociais realizou um almoço de confraternização, no Centro de Atendimento aos Usuários de Drogas, e, na oportunidade, esteve presente a promotora da Infância e Juventude, Silvia Amélia, e representantes do Câmara de Dirigentes Lojistas /Jovem e Associação Comercial e Empresarial de Caruaru. O encontro teve por objetivo apresentar a estrutura física do CAUD, assim como o trabalho realizado na instituição e o sonho dos jovens que se encontram no local em tratamento, a fim de sensibilizar empresários e comerciantes no que diz respeito à absorção dos adolescentes pelo mercado de trabalho após conclusão do tratamento contra a dependência química e saída dos mesmos da instituição, dando a esses jovens não apenas uma oportunidade, mas um novo significado  de vida.

Durante a confraternização, os visitantes puderam conhecer a trajetória de vida dos meninos que lutam diariamente contra a dependência de entorpecentes e os sonhos que eles têm para o futuro. Na ocasião, o jovem R.J.S expôs sua vontade de se tornar um empresário, o que de imediato despertou no jovem empresário e presidente da CDL Jovem, Viktor Castanha, o desejo de proporcionar  ao adolescente o contato e um pouco da rotina diária de um empresário, assim motivando-o para que permaneça lutando por seus ideais.

Para Viktor Castanha, a parceria entre a Secretaria de Políticas Sociais e comerciantes locais é de grande importância. “Fomos levados a conhecer a realidade de jovens que necessitam de uma segunda chance, de apoio, e cabe a nós, enquanto sociedade, estender a mão, pois essa luta não é só deles, é nossa também”, enfatizou o empresário

O jovem se mostrou bastante entusiasmado com a reunião, que teve como pauta os novos empreendimentos que irão se instalar na cidade. “Percebi que pra ser empresário é importante se programar e escolher o produto que se pensa em trabalhar ou vender, com base em pesquisas e planejamento antecipados”, pontuou o R.J.S.

O Centro de Atendimento ao Usuário de Drogas (CAUD II) está loacalizado no Sítio Brejo Novo, km 71 da BR-104. A capacidade de acolhimento é para 25 jovens, que devem demonstrar interesse espontâneo em serem atendidos.

A unidade recebe os casos encaminhados da Justiça, através de conselhos tutelares, varas da infância e da juventude, promotorias e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Os jovens são incentivados a fortalecerem seus vínculos familiares e, nesta perspectiva, as visitas de parentes são permitidas durante a semana.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *