Afif defende mais crédito para as micro e pequenas empresas

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, defendeu nesta quarta-feira (18), que o crédito das instituições financeiras de fomento seja canalizado para as micro e pequenas empresas, durante a assembleia da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). Segundo Afif, pelo menos 84% das MPE não têm acesso a linhas de financiamentos, que são destinados apenas aos grandes negócios.

“Temos um sistema financeiro que não compete, um sistema robusto, mas concentrado em cinco instituições, sendo duas públicas e três privadas, mas que são grandes demais para operar com empresas de pequeno porte”, afirmou Afif. “Dentro dessa linha, estamos disponibilizando o fundo de aval do SEBRAE para as instituições de crédito e fomento que intensifiquem suas operações com as MPE”, acrescentou Afif.

O presidente do Sebrae ressaltou a importância das instituições financeiras baratearem e simplificarem a concessão de crédito aos pequenos negócios. “O grande desafio, aqui, com as instituições ligadas à ABDE, é se articular com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), para permitir que os créditos cheguem aos pequenos”, ressaltou Afif. Segundo ele, uma das alternativas é a parceria com Fintech’s. “É um sistema tecnológico que diminui o custo da operação e faz o dinheiro chegar com mais agilidade ao pequeno empresário”, explicou.

Participaram da assembleia da ABDE representantes de 31 instituições, entre bancos de desenvolvimento e agências de fomento de todo país.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *