Agreste e Sertão ganham Instituto de Gestão Pública

Em tempos difíceis para a política brasileira, os setores públicos se mostram vulneráveis em meio a uma necessidade de reforma. Sem ligação partidária, apenas com a necessidade de melhoria da qualidade das gestões municipais e estaduais, a sociedade almeja novas formas de participação e desenvolvimento dos órgãos públicos. Da precisão de fomentar uma nova relação entre gestão pública e sociedade, surge o IGPública: uma associação privada, sem fins lucrativos, que nasceu com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da administração nas regiões do Agreste e Sertão de Pernambuco.
Representada pelos acadêmicos e especialistas na área Ivânia Porto, Osório Chalegre e Vanuccio Pimentel, a entidade tem um forte compromisso com a defesa dos valores democráticos e republicanos, que leva a sua equipe a acreditar que a ética e a transparência devem vir associadas à técnicas eficazes de gerenciamento, a entidade possui independência teórica na elaboração de diagnósticos e estudos analíticos que permite oferecer soluções inovadoras e contextualizadas à realidade das instituições públicas
 
 “Sua metodologia se assenta na premissa de que a ineficácia da gestão pública reside, em grande maioria, na ausência de estratégias que permitam a captação dos anseios da população e sua transformação em ação política efetiva” explica Ivânia Porto. Ainda de acordo com Osório Chalegre, as soluções apresentadas pelo Instituto se concentram na construção de cenários e no desenvolvimento de estratégias capazes de aliar as demandas sociais e a sábia aplicação dos recursos públicos. ”A análise institucional do IGPública busca refazer o caminho das decisões tomadas para identificar os gargalos e as soluções para os diversos dilemas da gestão”, finaliza.
Ivania Porto – Diretora-Presidente do IGPública
Professora universitária da ASCES e Consultora de Estratégia de Gestão Pública e de Política. Mestra em Gestão Pública pela UFPE. Especialista em Gerenciamento de Cidades UPE, MBA Marketing e Publicidade na UNINASSAU, Especialista em Administração dos Serviços de Saúde UNAERP. Foi consultora da CONTEXTO, Estratégias Política e de Mercado e do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau. Foi Secretária de Governo Municipal e Ação Social e Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Caruaru; Presidente do IPSEP e da FUNDAC de Caruaru. Foi também, assessora Política da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Osório Chalegre – Diretor Administrativo do IGPública
É mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (MPANE), especialista em Gerenciamento de Cidades (FCAP/UPE) e em Gestão da Capacidade Humana nas Organizações (FCAP/UPE), possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (1989) e em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (1994). É Diretor-Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru-PE, Vice-Presidente da Associação Pernambucana de Entidades de Previdência Pública (APEPP), Coordenador do curso de Administração Pública da Faculdade ASCES além de diretor da Pólis Consultoria.
Vanuccio Pimentel – Diretor Financeiro do IGPúbica
Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2014).  Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e graduado em Licenciatura Plena em Historia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (2004). Atualmente é observador internacional da Organização dos Estados Americanos e professor Adjunto da Faculdade ASCES. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas e Federalismo Brasileiro, atuando principalmente nos seguintes temas: análise institucional, políticas públicas, desconfiança política e instituições políticas brasileiras.

 

 

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *