Agropecuária deve crescer 10,74% no Brasil

228756,475,80,0,0,475,365,0,0,0,0

Da Folhape

A produção do setor agropecuário deve crescer 10,74% este ano, gerando um incremento de mais de R$ 30 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) do País, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Banco Central e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O estudo “Perspectivas para a Agropecuária, safra 2017/2018” foi apresentado ontem e mostrou as projeções para produtos como algodão, arroz, feijão, carnes, milho, soja e lácteos.

As análises feitas pelos técnicos do Conab observam o cenário interno e externo, a demanda, preços e condições de oferta, além dos aspectos tecnológicos, econômicos e produtivos. A conclusão da pesquisa é que a agropecuária deve se manter como um dos motores da economia brasileira, seguindo a tendência de recuperação na participação do PIB.

Na próxima safra agrícola, a soja se manterá como o produto que apresenta a maior rentabilidade ao produtor e maior influência no mercado. O arroz deve apresentar aquecimento nas cotações do segundo semestre deste ano e em março de 2018. A previsão para o feijão é de recuperação da produção e do consumo.

O leite e seus derivados devem ter um crescimento de 20,5 % na produção até 2026. As carnes, onde o Brasil é o principal produtor e exportador do mundo, vão apresentar uma redução de custos de produção, oferecendo ao produtor uma oportunidade de se organizar em relação aos insumos. Para o presidente da Conab, Marcelo Bezerra, “as perspectivas vão auxiliar o produtor a ter uma ferramenta de auxílio na tomada de decisão do que plantar e quanto plantar na safra”, acrescenta ele.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *