Alimentação influencia processo de aprendizagem escolar

IMG_2914

Fundamental em todas as fases da vida, a alimentação saudável é um hábito que deve ser incentivado desde cedo. Neste contexto, a escola exerce um papel fundamental na conscientização das crianças e dos adolescentes sobre a importância de fazer escolhas alimentares que tenham um valor nutricional e contribuam com o crescimento. Pensando nisso, o Colégio GGE, em Caruaru, trata a alimentação escolar como parte do processo de aprendizagem e como uma extensão da sua proposta pedagógica.

“É de conhecimento cientifico que, para um bom desenvolvimento intelectual, é necessário ter uma boa alimentação, pois os neurônios se alimentam de bons carboidratos. O corpo, na fase de crescimento, exige mais energia, porque é nesse ciclo da vida, do pré-escolar à adolescência, que o metabolismo se encontra bem acelerado e com grande procura de energia boa, momento esse que evidencia a necessidade de uma alimentação adequada e correta. Em todos os ciclos da vida, é de grande importância uma alimentação completa com fibras, vitaminas, minerais, aminoácidos, proteínas, carboidratos e lipídios, beneficiando o aluno para um bom crescimento, aprendizado e desenvolvimento adequado da audição, paladar, visão e a parte intelectual, tornando essas necessidades indispensáveis para um bom rendimento por toda a vida”, explica a nutricionista do GGE, Karina Borges.

O Colégio GGE, que iniciou suas atividades em Caruaru este ano, dispõe de um acompanhamento nutricional dos cardápios oferecidos pela cantina Appetite Gourmet que são direcionados para atender às necessidades de cada fase escolar. Os cardápios do Ensino Infantil, por exemplo, que são elaborados mensalmente pela consultora nutricional Renata Freire, contam com uma opção diária de lanche que contenha os nutrientes indispensáveis a esta fase que tem um ritmo de crescimento mais intenso.
“A cantina Appetite Gourmet tem como um dos principais objetivos o incentivo do aluno para que ele realize boas escolhas, priorizando o saudável e o nutritivo. De uma maneira única e diferenciada, com um leque imenso de opções e diversidade de alimentos, o trabalho desenvolvido permite mostrar à criança e ao adolescente que o saudável pode ser gostoso e divertido, atraindo esse público a se permitir conhecer novos sabores e a importância de cada alimento para o crescimento. Disponibilizamos produtos saudáveis como a coxinha de macaxeira, pizza de batata doce, empada de inhame, mousse de batata doce, brownie de beterraba com cacau e brigadeiro de banana. A fruta é ofertada de forma atrativa, conquistando o paladar dos nossos alunos todos os dias”, ressalta.

Para as turmas do Fundamental I, várias opções de lanches compõem o cardápio em um buffet atrativo para essa faixa etária que já tem suas preferências, mas deve fazer escolhas dentro de um leque determinado de alternativas saudáveis. “Nós sabemos que a tendência de consumo de alimentos mais saudáveis e nutritivos é cada vez mais forte e percebemos, ao longo do tempo, a necessidade de mudança, não necessariamente radical, da alimentação que nós ofertamos dentro do ambiente escolar. A ideia surgiu a partir disso, da análise de mercado e do feedback de clientes. No Infantil, já tínhamos adotado um cardápio saudável. E entre o final de 2017 e início de 2018, adotamos um cardápio ainda mais saudável para o Fundamental 1. Como havia uma resistência no consumo de determinados alimentos, começamos a produzir opções mais atrativas aos olhos das crianças, mas utilizamos receitas saudáveis como por exemplo salgados assados com massas de tubérculos”, ressalta a proprietária da Appetite Gourmet, Maria das Graças Dantas.

As novidades não param. Para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, a cantina oferece o self-service por quilo no café da manhã à base de comida regional, almoço e jantar e mais de 35 opções de pratos à la carte a preço fixo no almoço, incluindo pratos de saladas. Além disso, existem várias opções de lanches rápidos também com opções saudáveis como tapiocas de sabores variados, crepiocas, omeletes, sanduíches naturais, sobremesas de frutas, bebidas de frutas e água de coco.

Os pais participam ativamente desse processo, avaliando toda a composição dos lanches e refeições comercializados pela cantina. A nutricionista Karina Borges acompanha todo o processo, desde à produção até a entrega dos lanches e almoços. “A atividade nutricional compreende desde a seleção da matéria prima de boa qualidade até o momento da distribuição, garantido a segurança alimentar, qualidade, sabor e harmonia dos alimentos oferecidos. Além disso, inspecionamos a formação e a composição dos pratos das crianças na hora de serem servidos. Acrescentamos ainda o cuidado com os valores nutricionais, incentivando os alunos de maneira dinâmica e divertida, tornando essa boa escolha parte da rotina do dia-a-dia e do saudável crescimento durante todo ciclo da vida”.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *