Analistas questionam influência da Lava Jato na alta do desemprego

Da Folhapress

Na última terça-feira (27), o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), André Calixtre, disse que a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, foi a origem da crise de emprego no País.

Em uma entrevista no Rio, Calixtre afirmou que a Operação Lava Jato desorganizou o setor de óleo e gás e acabou afetando o setor de construção. E que “o resto [da crise de emprego] veio depois, com a queda da atividade econômica”.

Calixtre disse que não tinha números que demonstrassem o impacto da Lava Jato no emprego. Ele mencionou, no entanto, um estudo do Ministério da Fazenda que culpou a operação por dois pontos percentuais da queda do PIB (Produto Interno Bruto) deste ano.

Outros analistas ponderaram sobre a influência da Lava Jato no cenário econômico atual.
“Não concordo que tenha sido o início, mas acho que [a Operação Lava Jato] contribuiu. A economia já vinha mal em 2014 quando o crescimento foi zero. A razão principal para o aprofundamento da crise foi o ajuste fiscal deste ano”, disse João Saboia, especialista em mercado de trabalho do Instituto de Economia da UFRJ.

Ele atribui a origem da crise de emprego à perda de dinâmica do mercado de trabalho começou pelas demissões na indústria. José Márcio Camargo, professor de economia da PUC-Rio, disse que a economia entrou em recessão no ano passado, quando começou a haver a redução da geração de emprego. “Já existia um processo de redução da geração de empregos no Brasil quando aconteceu a Lava Jato. Ela significou a piora de um processo que existia”, disse o professor.

No primeiro semestre de 2014, o mercado de trabalho gerou 588.671 empregos formais. Isso representava uma queda de 29% frente ao ano mesmo período do ano anterior.

A Operação Lava Jato se tornou um problema mais sério para a Petrobras e empreiteiras a partir da delação premiada do ex-diretor Paulo Roberto Costa, no fim de agosto de 2014.

Para Camargo, a crise do emprego se aprofundou em 2015 com o aprofundamento da recessão. O PIB (Produto Interno Bruto) deve encolher 3,02% este ano, pela média da projeção dos economistas.

O economista Leonardo França Costa, da Rosenberg & Associados, tem uma avaliação semelhante. Para ele, as demissões da indústria estão na origem da crise de emprego no país. “Isso vem muito antes da Lava Jato”, disse o economista.

Pelos dados do IBGE, o emprego na indústria encolhe há 47 meses consecutivos na comparação anual (em relação ao mesmo período de um ano antes). É a mais longa sequência da pesquisa, iniciada em 2001.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *