Ângelo Lima e Carolina Couto realizam concerto de piano e clarinete em Caruaru

A música instrumental fascina públicos em todo o mundo. E a sonoridade da música brasileira é uma das mais belas. Para que pessoas tenham acesso a obras de grandes compositores e músicos, o Sesc realiza o projeto Concertos Sesc Partituras. Caruaru será palco de uma das apresentações da programação da 21ª edição. No próximo dia 20 de julho, Ângelo Lima e Carolina Couto farão um concerto de clarinete e piano no Teatro Rui Limeira Rosal, às 20h. A apresentação será gratuita.

O caruaruense Ângelo Lima é clarinetista e saxofonista. Cursou Teoria Musical e saxofone na Casa de Cultura José Condé. Frequentou a Fundação Música e Vida de São Caitano. É formado em Licenciatura em Música pela UFPE, com ênfase em prática instrumental/clarinete. É membro-fundador da Orquestra de Choro da UFPE e o duo Granduo Brasil. É integrante da Orquestra Pernambucana de Clarinetes, que vai participar do maior encontro de clarinetistas do mundo, o ClarinetFets, na Bélgica.

Carolina Couto é de Pirassununga, interior paulista, onde concluiu seus estudos em piano pelo Conservatório Municipal de Música Cacilda Becker em 1997. Em 2002, concluiu mestrado em Música pela UFMG. Em 2010 mudou-se para o Recife, onde concluiu doutorado em Sociologia e é professora no Curso de Música da UFPE. Realiza estudos voltados principalmente à música popular e ao currículo profissional de música. Realizado cursos, oficinas e palestras.

A série Concerto Sesc Partituras tem como objetivo fazer a divulgação do acervo do projeto, difundindo o patrimônio musical de tradição escrita, além de incentivar o desenvolvimento de intérpretes e compositores brasileiros. Lançado com cerca de 400 partituras, o Sesc Partituras conta hoje com mais de 2.700 obras de mais de 280 compositores. Qualquer pessoa pode ter acesso ao acervo pelo site http://www.sesc.com.br/portal/site/sescpartituras/home/inicio. Nele, estão disponíveis formação, instrumentos e coleções do projeto, incluindo arranjos e peças para iniciantes, obras de domínio público e edições do Sesc Partituras. Tudo pode ser feito através de uma busca simplificada.

A Música no Sesc – O Sesc, através de seus projetos e de sua programação sistemática desenvolvida em todo o Brasil pelos Departamentos Regionais, possibilita ao público a ampliação da vivência musical para além do que já é acessível através dos principais meios de difusão da música. A programação inclui oferta de atividades de formação e aprimoramento no campo da música, fomento à produção, circulação de projetos artísticos e apoio à preservação, criação e difusão do patrimônio musical brasileiro. Neste contexto, os diferentes perfis de público, com ênfase nos comerciários, têm acesso a programações qualificadas e com grande potencial de ampliação da sua experiência estética.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *