Aniversário de Caruaru marca o início do Ciclo Junino na Capital do Forró

Casais dançando, um poeta declamando, o mestre Azulão cantando e no rosto de todos a certeza: Agora é pra valer, começou o São João de Caruaru 2019. Nesse sábado (18) Caruaru teve uma das mais belas celebrações do seu aniversário. Os 162 anos da Princesa do Agreste foram comemorados dando início a grande temporada de forró e alegria junina através do São João na Roça.

O local escolhido, a Vila de Itaúna, recebeu pela primeira vez a iniciativa, que este ano atenderá um total de 12 comunidades. A animação ficou por conta de atrações musicais como a banda Baião de Todos, que todas clássicos do rock em ritmo de forró, e o cantor caruaruense Azulão, que apresentou seus maiores sucessos, acompanhado do seu filho Azulinho.

Por volta das 19h as pessoas começaram a chegar, timidamente, mas foi só o sanfoneiro puxar o fole que as ruas ficaram cheias. Um público formado por moradores locais e também de distritos vizinhos e da cidade, como é o caso de Helena Joana. “Fiquei sabendo pelo rádio que hoje tinha uma festa aqui e vim porque tenho família aqui. Está muito bonito, valeu a pena ter vindo”, disse Helena. Essa aprovação chegou até a prefeita Raquel Lyra. “Antes de subir ao palco uma moça me parou e já perguntou se ano que vem vai ter festa aqui de novo. Vai sim. Uma vez que entra no calendário do São João na Roça, não sai mais. Este ano quase dobramos o número de distritos atendidos e ano que vem vamos somar ainda mais”, explicou Raquel.

E como são joão não é são joão se não tiver folguedos, apresentaram-se também os bacamarteiros do Batalhão 56 e a Quadrilha Junina Molecodrilha, que levou a festa 36 integrantes ricamente caracterizados. No evento esteve presente também o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Rubens Júnior, entre outros profissionais que contribuíram para o sucesso do evento.

São João 2019

A festa começou nesse sábado e só termina no dia 14 de julho. Com novos polos de animação, quase dois meses de festa e ainda mais diversidade na programação, a edição de 2019 promete ser histórica, com números ainda mais significativos e visitantes cada vez mais satisfeitos.

As chamadas “Comidas Gigantes”, uns dos principais atrativos da festa, também prometem bater um recorde esse ano. Mais de 40 comidas irão participar do São João de Caruaru, todas com apoio da Prefeitura. Bolo de milho, cuscuz, tapioca, bolo barra-branca, canjica… – a lista segue. São dezenas de opções para quem deseja conhecer mais sobre as tradições do interior pernambucano e sua gastronomia.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *