Pedro Augusto
O ano letivo da rede municipal de ensino iniciará, nesta segunda-feira (6), na Capital do Agreste. De acordo com a Secretaria de Educação de Caruaru, em 2017 pouco mais de 40 mil estudantes estarão buscando conhecimento através dos ensinamentos que serão promovidos nas 137 escolas distribuídas nas zonas urbana e rural. A novidade em relação à temporada passada é que a pasta municipal decidiu abrir mais de 2.500 vagas com o objetivo de expandir a educação para um volume maior de alunos. Haja vista que um montante elevado de jovens precisou migrar da rede privada para a pública. Segundo o secretário Rubenildo Moura, mal o novo governo assumiu o comando da administração da cidade e mudanças importantes já estão sendo percebidas no setor.
“O governo Raquel Lyra iniciou a sua gestão já ampliando o atendimento direcionado para as turmas do ensino fundamental I e II. Para isso, a prefeitura garantiu a locação de espaços adequados para que os estudantes possam desenvolver as suas práticas pedagógicas da melhor maneira possível. Podemos adiantar que alugamos imóveis onde funcionaram escolas privadas bastante tradicionais da cidade. Outro ponto que deve ser destacado se refere à atenção que já está sendo dada por parte do Executivo em reconhecer a importância do professor enquanto agente fundamental no processo de melhoria da qualidade de ensino. Abriremos diálogos para discutirmos os planos de cargos e carreiras dos docentes, bem como qualificaremos as infraestruturas das unidades para oferecermos melhores condições de trabalho para os mesmos”, destacou Rubenildo.
Os espaços alugados, aos quais o secretário de Educação se referiu, são os antigos imóveis do Colégio Dimensão, no Bairro São Francisco, e do Colégio Antenor Simões, no Bairro Divinópolis. O primeiro comportará a extensão das atividades da Escola Municipal Augusto Tabosa, enquanto o segundo acolherá os alunos que estudavam na Escola Reunidas Casa do Trabalhador.
Na Augusto Tabosa, as aulas serão voltadas para crianças da Educação Infantil até o 5º ano do ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), bem como na Casa do Trabalhador para as turmas do ensino fundamental I e II até a EJA. Além dos dois já citados, outro espaço que vai ser utilizado para abrigar atividades educacionais será o antigo prédio do Bairro Shopping Leste, que fica no Salgado.
Ele comportará, segundo a assessoria de imprensa da PMC, aulas voltadas para alunos do ensino fundamental II. Matrículas foram feitas durante a semana nas escolas Laura Florêncio, no mesmo bairro, e Josélia Florêncio, no São João da Escócia. Também durante a semana, uma série de ações direcionadas para o ano letivo da rede municipal foram realizadas em locais distintos de Caruaru.
Na Escola Luís Pessoa, no Bairro do Vassoural, por exemplo, coordenadores de todas as escolas municipais estiveram participando de reuniões, onde tiveram a oportunidade de receber orientações sobre o planejamento didático de ensino. A série de encontros foi promovida na última quarta-feira (1º).
Já na manhã da quinta (2), a prefeita Raquel Lyra, juntamente com professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos, esteve presente no evento de abertura do ano letivo, no Centro de Convenções de Caruaru, no Bairro Indianópolis. Por fim, a manhã da última sexta-feira (3) ficou reservada para que os coordenadores das unidades elaborassem os seus respectivos planejamentos de ensino.
De acordo com a projeção de Rubenildo Moura, o setor da Educação em Caruaru alcançará resultados mais expressivos a partir deste ano. “O novo governo tem como uma das suas principais metas qualificar o sistema de ensino da rede municipal e, diante de todos esses investimentos que já estão sendo feitos, tanto no aspecto físico como no pedagógico, não temos dúvidas de que obteremos resultados satisfatórios já a partir deste ano”, finalizou o secretário. A rede municipal de ensino de Caruaru integra os sistemas de creche, pré-escola, ensino fundamental e EJA.