Antecipação boa para todo mundo!

Setor de turismo aponta benefícios provocados pelo São João

Pedro Augusto

Uma grande festa com a participação de políticos, artistas, empresários e populares marcou, na noite da última terça-feira (30), no Alto do Moura, o lançamento oficial do São João 2019 de Caruaru. Por mais um ano, o maior evento junino da região Nordeste do país teve a sua grade de programação divulgada a um mês do início da maratona de atividades – regada a muita cultura e entretenimento. Bom para os forrozeiros de plantão, que novamente terão mais tempo para se planejar para os festejos, excelente para empreendimentos como os do setor de serviços, que já estão bastante sendo demandados devido à série de apresentações, do forró pé-de-serra ao sertanejo universitário.

Quem faz parte do segmento de hotelaria, por exemplo, mais uma vez está enxergando com bons olhos a antecipação da programação. “Num passado não tão distante, ela só era divulgada no aniversário de Caruaru – 18 de maio – ou um pouco mais adiante no calendário, ou seja, quase nas vésperas do evento. Esse atraso acabava dificultando as atividades do setor, já que ele contava com menos tempo para comercializar os seus pacotes. Mas agora não! De dois anos para cá, a programação tem sido divulgada mais cedo, o que tem possibilitado uma maior lucratividade para o nosso setor de hotelaria. A expectativa é de que o desempenho de 2019 seja tão bom ou até mesmo superior em relação ao São João do ano passado”, avaliou a gerente de reservas, Jaqueline Silva.

Neste ano, o São João da Capital do Forró ocorrerá do dia 1º até 30 de junho. De acordo com o empresário Sérgio Melo Gomes, que é proprietário de três hotéis na cidade, quanto mais cedo a divulgação da programação, melhor para o setor de hotelaria. “Isso porque na medida em que a grade é anunciada, digamos, meses antes, temos a oportunidade de atrair turistas com potenciais maiores, que geralmente passam mais dias na cidade consumindo bastante e, consequentemente, impulsionando ainda mais a economia local. Em minha opinião, a programação dos festejos de Caruaru deveria ser divulgada antes mesmo de 30 dias para o início, mas hoje já se encontra bem melhor do que no passado. Já estamos sendo muito procurados no que diz respeito às principais datas da festa”, afirmou.

As agências de viagem locais também estão aprovando o anúncio da grade já no começo de maio. Para Girlane Bione, que é proprietária de uma empresa deste tipo, a iniciativa da Prefeitura, através da Fundação de Cultura e Turismo de Cultura de Caruaru, vem favorecendo as atividades do setor. “Durante esse período de São João, geralmente, somos bastante procurados para auxiliar os clientes na escolha de hospedagens, através das parcerias com os hotéis, na realização de viagens “bate volta”, que são aquelas de apenas um dia, bem como para promoção de passeios pelos pontos turísticos da cidade. Então, na medida em que a grade de programação é anunciada mais cedo, todo o segmento acaba ganhando, porque o planejamento e articulação são sempre maiores. Parabenizo a PMC pela iniciativa!”, disse.

Para a turismóloga Cynthia Israela, que também possui atuação no mercado local, a exposição mais rápida da série de atrativos só vem a fortalecer ainda mais a grandeza do maior evento junino do Nordeste. “Ganha todo mundo, ou seja, o comércio que pode vender mais, a indústria que pode produzir mais, o nosso setor que pode obter um desempenho ainda melhor, bem como até os municípios circunvizinhos que também acabam tendo as suas respectivas economias dinamizadas devido à realização do São João de Caruaru. Já no que se refere aos turistas, na medida em que a programação é oficializada o quanto antes, eles têm a possibilidade de escolher as datas dos shows prediletos com maior tranquilidade e organização e tudo isso acaba influenciando de forma positiva na economia local”, concluiu.


Restaurantes

Assim como os hotéis e as agências de viagem, os restaurantes de Caruaru se mostram favoráveis à programação com antecedência. Foi o que ressaltou o coordenador da Câmara Setorial de Gastronomia da Acic, André Teixeira Filho. “Quanto mais rápido esse anúncio, melhor para atração de turistas de outras regiões do país como o Sul e o Sudeste, que quando vêm para cá costumam consumir por um período maior nos setores financeiros da cidade. Também nesse contexto, a nossa gastronomia tem a oportunidade de se preparar ainda mais no tocante a incrementos no cardápio, à contratação de mais funcionários e investimentos nas suas estruturas físicas. É benéfico para todo mundo!”, analisou.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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