A Semana da Música do Conservatório Pernambucano de Música segue a todo o vapor. Neste segundo dia de evento, a programação conta com uma feira de conhecimentos, um seminário e várias apresentações musicais. Entre os artistas escalados, a cantora popular Sarah Lopes e o grupo instrumental Big Band CPM, do musicista Nino. Nesta terça, as atividades começam a partir das 10h e seguem até as 19h30. Toda a programação é gratuita.
Logo pela manhã, a partir das 10h, será realizada a 1ª Feira de Conhecimentos de Estilos Musicais. Organizada pelo professor Antônio Cabral, ela funcionará como uma verdadeira aula de música: enquanto as histórias dos ritmos são narradas, uma banda acompanha, exemplificando cada estilo musical. A atividade será realizada também à tarde, às 14h.
Paralelamente, acontece o Seminário Monteverdi, em comemoração aos 450 anos do nascimento do compositor italiano, um dos maiores inovadores da música ocidental, com palestra sobre madrigais, gênero musical com versos poéticos, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e regente Sérgio Deslandes. O organizador da atividade, o professor do CPM Sérgio Barza explica a importância da comemoração. “Claudio Monteverdi é um dos grandes nomes da música e um dos responsáveis pela criação da ópera, então seus 450 anos estão sendo comemorados em todo o mundo”.
Às 15h, é a vez da cantora popular Sarah Lopes exibir o seu repertório no Palco Para Todos. Logo depois, a banda S.E.L.V.A anima o público com sons experimentais e agógicos, garantindo uma diferente experiência aos ouvidos. O show será às 17h, no mesmo local. O grupo de vocal misto Confluir é a atração das 18h do auditório Cussy de Almeida, com o espetáculo “Fantasia”, em que interpretam as músicas de Chico Buarque.
Fechando o dia, se apresenta a Big Band CPM, formada por alunos, professores do Conservatório e voluntários. A partir das 19h30, o grupo instrumental faz seu concerto animado e encerra as atividades da terça-feira. “Vamos oferecer ao público uma viagem musical através das melodias e ritmos que marcaram época com o repertório do meu pai, Maestro Duda”, explicou o músico Nino, o Pernambuquinho. Toda a programação é gratuita e segue até a sexta-feira (24), na sede do Conservatório Pernambucano de Música.
SERVIÇO
SEMANA DA MÚSICA DO CPM – De segunda a sexta-feira (20 a 24 de novembro), das 14h às 19h30, na sede do Conservatório Pernambucano de Música (Avenida João de Barros, 594, Santo Amaro). Entrada franca.