“O Mundo Islâmico” reunirá os principais intelectuais do Brasil

O Islam é uma religião compatível com a modernidade? Qual é o impacto da mídia nas relações com o Islam? Qual é o papel do diálogo inter-religioso na busca pela cultura de paz mundial? O direito islâmico é soberano ao direito internacional? Existe um feminismo islâmico? Afinal, como surgiu o autodenominado ‘Estado Islâmico’? Qual é o potencial do mercado Halal?

Se ao menos uma dessas questões lhe deixou curioso, você deve conhecer o curso “O Mundo Islâmico”, que será realizado entre os dias 4 e 8 de dezembro no Instituto Rio Branco, em Brasília, e responderá todas elas – e muitas outras.

Realizado pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores e o Instituto Rio Branco, o curso chega à quinta edição, com novidades: mesas de debates que prometem esclarecer ainda mais as dúvidas dos participantes – e, talvez, levantar outras tantas. “Incluir as mesas de debates sempre foi uma ideia nossa, mas, pelo tempo corrido para tanto conteúdo, nunca tentamos realizá-las”, diz Ali Zoghbi, Vice-Presidente da FAMBRAS.

O curso “O Mundo Islâmico” é destinado exclusivamente aos alunos do Instituto Rio Branco, aos diplomatas de diferentes países de Embaixadas no Brasil, a funcionários do Ministério das Relações Exteriores e a autoridades e servidores de ministérios e órgãos do Governo Federal. Ele é realizado com a intenção de esclarecer aos profissionais sobre as peculiaridades dos países de maioria muçulmana – principalmente no que tange ao universo Halal, para que o governo brasileiro amplie suas relações diplomáticas e comerciais com tais países.

Neste ano, entretanto, há vagas para jornalistas convidados, de editorias compatíveis ao tema, que se dispuserem a ir a Brasília com real interesse de explorar o evento e seus temas. “O conteúdo é riquíssimo, uma verdadeira extensão universitária, porque os professores são os intelectuais mais bem conceituados em suas áreas de atuação”, defende Zoghbi.

O programa do curso “O Mundo Islâmico” é dividido em cinco módulos, com grandes temas:

Módulo I – Religião, Princípios e Estrutura Doutrinária

Módulo II – História Civilizacional Islâmica
1ª Mesa de Debates sob o Tema: O Islã e sua compatibilidade com a modernidade

Módulo III – Geopolítica, o Islã e a contemporaneidade
2ª Mesa de Debates sob o Tema: As narrativas midiáticas e seus impactos na relação com o Islã

Módulo IV – Geopolítica, o Islã e a Segurança
3ª Mesa de Debates sob o Tema: O diálogo inter-religioso como instrumento para uma cultura de paz e seu papel na crise mundial

Módulo V – Islã: Economia, mercado e comércio internacional

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *