Armando apresenta soluções para mobilidade no Recife e RMR

As soluções para melhorar os problemas da mobilidade urbana na Região Metropolitana foram apresentadas pelo candidato ao governo do Estado Armando Monteiro (PTB), em entrevista à Rádio JC News, na tarde desta quarta-feira (3). Sabatinado por jornalistas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, Armando ainda apontou saídas para os desafios que Pernambuco enfrenta em áreas como saúde, educação e segurança pública, além de temas como cultura, infraestrutura e desenvolvimento econômico.ARMANDO MONTEIRO, CANDIDATO AO GOVERNO DE PE PELA COLIGACAO ¨PE

Armando lembrou que o Brasil perdeu a chance de evitar os gargalos da mobilidade há pelo menos duas décadas – o que ocasionou uma dependência grande do sistema de ônibus. “O País atrasou-se muito na questão de planejamento. São coisas que deveriam ter sido feitas há pelo menos 20 anos. Por isso, muitas das soluções terminam sendo emergenciais”, afirmou.

O primeiro ponto destacado por Armando é a ampliação do número de passageiros do metrô diariamente.  “São trens muito antigos, que precisam ser renovados para que tenhamos mais frequência. Assim, a capacidade de 300 mil passageiros por dia pode passar, segundo os estudos, para 550 mil”, explicou. Questionado sobre o fato de o Metrorec ser de responsabilidade federal, o candidato lembrou que é necessário em um governador a capacidade de articulação junto à União para a obtenção de recursos e obras. “Quantas e quantas coisas Pernambuco já fez nos últimos anos com apoio do governo federal? Pernambuco precisa do governo federal para realizar investimentos em mobilidade e infraestrutura, seja por meio de estatais e ministérios setoriais ou empréstimos”, frisou.

O candidato ainda falou sobre a necessidade de conclusão dos corredores de BRT, cujas obras estão atrasadas. “O BRT veio para ficar. Precisamos ampliar os corredores”, disse Armando, citando como opções vias como a Segunda Perimetral e a BR-101. “Estive em alguns terminais de integração e percebo o imenso desconforto e a irritação da população”, explicou Armando, que visitou o Terminal de Integração (TI) de Camaragibe e o TI da Estação Central do Metrô.

Além das duas opções de modal, Armando ainda apontou como alternativa a implantação de linhas de VLT, o Veículo Leve sobre Trilhos, que já opera entre Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. “Imagino que seja possível utilizar o VLT até São Lourenço”, sugeriu.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *