Armazém da Criatividade promove palestra sobre empreendedorismo

Nesta quarta-feira (21) o Armazém da Criatividade recebe uma série de apresentações voltadas para quem quer abrir um novo negócio e precisa de dicas para adentrar no universo das startups, com o gerente de Empreendedorismo do Porto Digital, André Araújo. Ele vai ministrar a palestra
empreendedorismo: Inovação, Modelos de Negócio e geração de Valor, com foco na divulgação do programa Mind the Bizz Caruaru, que está com inscrições abertas e tem como objetivo capacitar startups da região.

O encontro será realizado no auditório do Armazém da Criatividade, a partir das 16. Além de Araújo, o evento também terá a participação de Fredi Maia, presidente do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), que vai falar sobre as características do negócio da moda em Pernambuco, em especial no Agreste. O evento é gratuito e os interessados não precisam se inscrever para participar.

Mind the Bizz – o programa do Porto Digital, em parceria com o Sebrae Pernambuco e com o CESAR, faz parte das ações de incentivo ao empreendedorismo do parque tecnológico. Os interessados em participar da seleção que vai escolher entre 10 e 15 potenciais empreendedores ou negócios inovadores poderão fazer sua inscrição até o dia 26 de setembro.

O objetivo do Mind the Bizz é a orientação e prática empreendedora. Por isso, apesar de ter como foco a cena de startups do agreste, o programa pode atender empresas de diversos níveis e maturidades, desde que tenham o desejo de revalidar e validar seu negócio. As áreas de atuação do programa são as empresas da área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), ou Economia Criativa: design de produto, gráfico e de moda, jogos digitais, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, desde que façam uso intensivo de TICs.

O Mind the Bizz Caruaru será realizado no Armazém da Criatividade e terá início no dia 10 de outubro, com duração de dez semanas. Para participar, os interessados devem gravar um vídeo pitch de até três minutos, ler a chamada (http://seliga.ai/chamadamindbizz2) e preencher um formulário eletrônico (http://seliga.ai/formmindbizz2). As propostas recebidas serão analisadas pelas equipes do CESAR, Sebrae e do Porto Digital. As melhores avaliadas serão convidadas para o Pitch Day, dia 06 de outubro, quando defenderão de forma oral suas propostas.

“Queremos dar suporte para que as empresas participantes consigam, em um período curto, identificar seu modelo de negócios e ao menos um esboço de MVP (mínimo produto viável)”, comenta o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya. Toda a metodologia aplicada no projeto será executada pelo Centro de Estudos Aplicados do Recife (CESAR) e inclui princípios de design thinking e construção de cenários futuros.

Com o Mind the Bizz, o Porto Digital passa a oferecer para a comunidade de startups de Caruaru mais uma opção de incentivo ao empreendedorismo – o parque tecnológico já opera uma incubadora de negócios no Armazém da Criatividade, com nova chamada prevista para o primeiro semestre de 2017. “Nossa proposta é oferecermos suporte a empreendedores de diversos níveis, sejam eles mais maduros ou no processo inicial de ideação, e utilizar esses programas para integrar a cadeia produtiva inovadora do Recife e de Caruaru”, explica Saboya.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *