Armazém fomenta produção de artesanato no 29º Festival de Inverno de Garanhuns

No mês de julho, Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, ganha novos ares por causa das baixas temperaturas do inverno. A cidade se transforma num grande espaço de cultura e lazer e recebe milhares de turistas durante o Festival de Inverno, que este ano será do dia 18 ao dia 27. A rede hoteleira e de gastronomia faturam alto no período e o artesanato produzido na região ganha ainda mais destaque. Um dos principais incentivadores da produção artesanal é o Sebrae que realiza em 2019 mais um “Armazém da Arte e Negócios”.

Sucesso de público, o Armazém é uma realização do Sebrae com a FUNDARPE e SECULT/PE, com o patrocínio da AD-Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco) e o apoio da Prefeitura de Garanhuns. O espaço que funciona no Parque Euclides Dourado, numa área de 1.000 m², vai contar este ano com investimentos na ordem de R$ 192 mil reais e espera uma movimentação financeira 15% maior que a do ano passado, quando registrou um volume de vendas de R$ 350 mil. Nesta edição, 81 expositores estarão no local, número superior a 2018, quando contou com a participação de 75 artesãos.

Para capacitar os artesãos, a Unidade Agreste Meridional do Sebrae realizou em abril e maio o programa “Artesão, prepare-se para o FIG 2019”. Os participantes receberam orientações através de oficinas, que abordaram questões relacionadas ao artesanato produzido com materiais recicláveis, embalagens artesanais, o cálculo do preço de venda, decoração de layout de estandes; e de uma palestra sobre a qualidade no atendimento ao turista. “Para o Sebrae as capacitações prévias são o mais importante, pois nelas os artesãos aprendem de fato a ter uma visão empreendedora e veem o seu trabalho realmente como um negócio, aprendendo sobre os diferencias estratégicos na produção de suas peças”, ressalta a analista do Sebrae, Alessandra Mendes.

O empreendedor Rodolfo Melo, da Art Quadrada, participou do programa e, pela terceira vez, é um dos expositores do Armazém. A empresa começou como um perfil nas redes sociais em 2016 e trabalha com artes digitais e quadros decorativos, cada um produzido artesanalmente, por meio de uma técnica de aplicação de imagem. O Armazém da Arte e Negócios serviu como um grande impulsionador de vendas: “foi um momento de virada, porque, mostrávamos nosso produto através de uma tela, mas depois do Armazém isso virou físico, agregando muito valor para o nosso negócio”, explica Rodolfo.

Ele ressalta a importância da participação em atividades realizadas pelo Sebrae para a expansão do empreendimento: “a capacitação sempre foi uma prioridade para nosso negócio, e o Sebrae sempre foi um parceiro muito querido nesse sentido. Os cursos e palestras que participamos foram momentos de insight que mudaram nossa visão empreendedora”.

Já Kleiton Fernandes, do Antiquário Beco Diagonal, participa do Armazém pela primeira vez. Ele restaura peças antigas, dando um toque de modernidade, de forma artesanal. Ele tem uma expectativa muito positiva em relação às vendas durante o Festival de Inverno: “tenho certeza de que o Armazém será uma vitrine muito importante para meu negócio, para que as pessoas conheçam minha arte que tem um diferencial. Só tenho escutado elogios de colegas que já participaram do projeto”.

A busca por conhecimento também faz parte da rotina empresarial de Kleiton que vê no Sebrae uma forma de estar sempre antenado com as novidades do mundo dos negócios: “estou presente em todas as palestras sobre empreendedorismo e participo ativamente das atividades de programas como a Semana do MEI. Para mim, é uma forma de poder conhecer novas técnicas para o aprimoramento do negócio”.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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