ARTIGO — 5 dicas para não cair na roubada ao abrir uma franquia

Por Felipe Rossetti

Abrir uma franquia é uma ótima forma de usar o FGTS e ter uma nova fonte de renda. Um estudo realizado pelo Sebrae indica que 80% das novas empresas fecham antes de completarem cinco anos, enquanto no sistema de franchising as falências não passam dos 15%. Confira 5 passos para fugir de armadilhas na hora de empreender:

Autoconhecimento é o primeiro passo: antes de buscar opções, detecte em que mercado deseja investir. É preciso ter identificação com o produto que pretende vender. Por exemplo, não faz sentido escolher uma marca como a Piticas quando não existe o mínimo de admiração e vontade de trabalhar com o universo geek ou no nicho de vestuário.

Processo seletivo apurado: evite tomar decisões precipitadas. Marque encontros com diversas redes para comparar e escolher a melhor. Por mais que a história de uma empresa seja atraente, conheça outras até encontrar a que mais se assemelha ao seu método de trabalho.

Investigação refinada: dedicar um bom tempo para pesquisar, apurar e entender o sobre o que está prestes a aderir é essencial. Após sanar dúvidas com o franqueador, solicite o Circular de Oferta de Franquias. Esse documento é obrigatório como descrito na Lei nº 8.955 e deve ser entregue antes de fechar qualquer acordo ou realizar pagamentos. O COF carrega informações valiosas, como o contato de atuais e ex-franqueados. Apure o máximo de informações com esses profissionais, pois eles trarão opiniões sinceras dos prós e contras de aceitar essa parceria.

A localização perfeita: a região impacta diretamente nas vendas. Dados da Associação Brasileira de Franchising indicam que, nesse segmento, o prazo médio para o retorno de investimento é de 24 a 36 meses. Então, a triagem deve ser feita com rigor para alcançar essa meta o mais rápido possível. Se for ficar dentro de algum estabelecimento, verifique as possibilidades e a concorrência. Cuidado com os serviços e produtos que já foram saturados naquele espaço. Não arrisque em um quiosque de cupcakes, se já há opções de bolinhos por perto.

Leia antes de assinar: apesar de burocrático, o contrato deve ser levado a sério. Verifique se a taxa de franquia (valor cobrado pela adesão ao sistema) e a taxa de royalties (quantia paga pela utilização da marca) cumprem com o que foi acertado durante a negociação. Se necessário, contrate um advogado de confiança para avaliar a papelada e esclarecer artigos.

*Felipe Rossetti é sócio fundador da Piticas, empresa criada junto com seu irmão, Vinícius Rossetti, que se tornou uma das maiores fábricas de camisetas especializadas em estampas da cultura pop do país, produzindo 17 mil camisetas por dia, com mais de 500 funcionários e quase 250 lojas franqueadas espalhadas pelo país, além do e-commerce próprio na Internet.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *