Artigo: A importância da educação cristã

Por Alexei Esteves

A questão do ensino a princípio, esteve muito junta na história humana e principalmente quando se trata do Cristianismo como forma de boa convivência ética,une razão e fé.Pois, este mesmo Cristianismo contribui muito para a agregação familiar e para o ensino e a cultura na formação do homem ao longo da nossa história.

Se tratando de tal formação propriamente dita, esclarece o valor primordial desta ligação e ensino, e assim argumenta que a formação para a vida moral e para as virtudes é uma parte essencial, verdadeiramente falando, a parte mais importante, do fim último da educação no sentido pleno da palavra, é pois uma obrigação para a escola e a universidade, não apenas esclarecer os estudantes sobre os assuntos morais, mas também permitir-lhes receber uma plena educação pautada nos valores éticos Cristãos,tendo em vista que alguns setores das mídias valorizam costumes amorais e nefastos para formação intelectual e caráter do indivíduo.

A ética Cristã tem contribuído e muito para a formação subjetiva e comunitária do ser humano. As virtudes e os valores da moral como princípio que se cristalizam em educação obedecendo a Deus e ao Estado como sujeito responsável por uma sociedade mais justa e digna.

Na formação humana os fatores que leva a educação a elaborar conceitos e ensinar os valores que corresponde a fatos e princípios correlacionados com o Estado e a fé Cristã. Como duas grandes partes constituídas por homens e que deva sempre colaborar com o bem do homem diante das transformações e desenvolvimento da espécie humana em meio a ciência, economia e cultura,fé Cristã e o Estado devem mostrar-se abertas para este grande valor que é a educação para o aperfeiçoamento da natureza intelectual do homem.

O homem como um ser inteligente, organizando sua formação de acordo com suas técnicas, seus preceitos e linguagem formando assim uma educação como formação e conhecimento, levando em consideração que o conhecimento é tão importante quanto o homem,servindo à sua principal finalidade que é a busca de uma identidade com caráter transformador social.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *