ARTIGO — Black Friday: 10 dicas para não se dar mal nesta sexta-feira

Por Lélio Braga Calhau

 Nesta sexta-feira (27), irão surgir várias promoções que chegarão a 60%, 70% e até 80% de desconto. Porém, não se empolgue, antes de sair às comprar, é preciso analisar bem alguns pontos importantes para não se arrepender depois. Abaixo listo 10 dicas de como fugir das armadinhas nesta sexta-feira de descontos.

1.    1. Desconfie das palavras “promoção” e “liquidação” – Tem gente fazendo liquidação 365 dias por ano e existe consumidor que ainda cai nesse tipo de manobra.

2.    2. Fique atento com a “maquiagem de preços” – tudo pela metade do dobro. É comum aumentarem o preço um pouco antes da sexta, para depois dizerem que o produto está com um ótimo desconto.

3.    3. Desconfie de preços muito tentadores e, em especial, em sites desconhecidos – como diz o ditado popular “quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

4.    4. Não compre somente com a emoção (compra por impulso) – o “janeiro vermelho”, com IPTU, IPVA, materiais escolares, etc, está quase na sua porta. Verifique a sua disponibilidade financeira antes de partir para a compra. Não use o cartão de crédito como linha de crédito.

5.    5. Faça uma lista com antecedência do que pretende comprar – isso sempre ajuda a controlar o orçamento no shopping, supermercados, etc. Você já vai preparado.

6.    6. Verifique se o antivírus do seu computador está funcionando bem – neste período os hackes buscam invadir computadores atrás de senhas e códigos.

7.    7. Consulte a lista de sites não confiáveis no Procon – conferir se a empresa não tem ações por dar golpes em consumidores, no site do Tribunal de Justiça, do estado em que ela está sediada, é uma saída muito inteligente.

8.    8. Analise a quantidade e qualidade – é fácil encontrar indicativos e tipo de reclamações que existem nos sites “Consumidor.gov.br” e “Reclame Aqui”.

9.    9. Use comparadores de preços – Zoom, Baixou Agora e Buscapé são ótimas opções para saber quanto aquele produto estava custando há 30 dias, por exemplo.

10.  10. Cuidado com sites desconhecidos – links criminosos que te levam para golpes financeiros são muito utilizados neste período.

Com essas dicas você poderá aproveitar ao máximo a sexta-feira de descontos no país. Uma ótima Black Friday.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *