Artigo: Carta ao homem médio 

A prática social não se reserva aos canteiros da rua, aos largos subdesenvolvidos sem saneamento, aos bares da vida aonde se bebe a cachaça mais ardida e mais barata. Ela se conduz e se realiza mais cruel nas camarinhas dos palácios e em suas salas de jantares elegantes e devidamente asseados, nos drinks elegantes com gosto de sangue doce. Assim bebem e comem e matam os vampiros da bondade e do pretenso bem público.

No nosso estado de coisas, as coisas em si, são muito diferentes do que parecem ser e o homem médio, pobre homem de opinião construída em cima de solo arenoso e movediço constrói seus castelos ideológicos a partir de uma ideologia que não a pertence. Diz-se isso porque aparentemente o Brasil está saindo de uma democracia corruptível, corrupta, para uma democracia de homens de bem e impolutos. Ou seria uma aristocracia dos homens bons? Melhor se assim se determinasse, pois, a diferença estaria exposta legitimamente legalizada; mas não, mais vale a farsa de uma igualdade de desiguais.

A política igualmente a ética não é e nunca será uma ciência, pois ambas são construídas nas práticas sociais em consonância com uma linguagem e sendo assim, de um lugar para outro suas razões de ser diferenciam-se, fazendo-se ora mais assim, ora mais assado. Ora para um lado, ora para outro, mas, sempre com lado definido, mesmo que retoricamente todos estejam de um mesmo lado. O lado do outro, o lado do povo.

Quando hoje se vê homens públicos trabalhando por objetivos privados, percebe-se que a bondade e a preocupação com o bem maior é mera falácia de uma conveniência política com fins nada elevados, nem nacionais. Não existem homens éticos em universalidade, apenas relativamente.

Para quem trabalharão os bons e para quem trabalharam os maus? Não há respostas de pronto. As respostas serão dadas num futuro certo e certamente não serão o que a ingenuidade ou ignorância media do rebanho esclarecido sonha, espera e aguarda. Não se trata de futurologia pessimista. É tudo muito claro, apesar de muito pouco exposto, tudo muito certo, bem ou mal, certo.

A História não é clemente, muito menos, subserviente aos desejos dos que a escrevem ou a fazem escrever pelas mãos dos seus escrivães mais leais. Indefectivelmente ela, a História, se mostrará e invariavelmente o fará de forma implacável logo ali na esquina da vida e do tempo, na prática social.

Tristes desse ignorante homem medio, que se crer não do povo, que se vê palaciano, que sonha um sonho da Casa Grande.

É triste o futuro. Não há lugar a ir, não há outro lugar, há apenas uma repetição do mesmo. Repetição de um processo, de locação de cargos, de governo sem projeto nacional, governo de mimos aos combatentes fiéis, à tropa de choque. Aos oportunos espaços os oportunistas ocupantes, independente das aptidões administrativas. Há apenas o mesmo modo de compartilhar benefícios. Nos homens a ocupar cargos, nomes sagazes, homens gananciosos, nomes de bem.

“Assim, nenhum mortal que o último dia ainda está por ver, não feliciteis antes que sem prova de mágoa chegue ao termo da vida.” 

Geyson Magno, fotógrafo, jornalista e professor de Filosofia.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *