ARTIGO — Coach mostra como afastar sentimento de solidão profissional

Por Maurício Sampaio

A solidão sempre remeteu ao lado pessoal, mas vem se tornando cada vez mais presente no âmbito profissional. De acordo com o coach de carreira Maurício Sampaio, o sentimento é mais comum do que se imagina e atinge principalmente executivos, profissionais liberais e empresários.

“Muitos profissionais estão com a carreira travada por conta desse sentimento, pois se sentem sozinhos em sua rotina de trabalho, mesmo com toda a conectividade promovida pela internet. Normalmente são pessoas que têm dificuldades para compartilhar desejos, planejar a carreira ou mudar seus rumos”, afirma o presidente do Instituto MS de coaching de carreira.

Sampaio admite que a solidão até o atingiu quando deixou o cargo de diretor de uma escola e começou a trabalhar como orientador vocacional. “Eu tinha um dia-a-dia agitado, coordenava pelo menos 50 funcionários e estava cercado de pessoas com quem trocava ideias, insights e compartilhava decisões. E, de repente, comecei a atuar sozinho. Foi uma enorme diferença.”

Segundo o coach, profissionais que tomam a decisão de trabalhar por conta própria, por exemplo, muitas vezes ficam desmotivados justamente por esse sentimento de solidão. Mas executivos de alto escalão também sofrem.

“É sempre bom ter uma pessoa, um coach, para ajudar a tomar decisões. Eu digo ajudar, e não tomar a decisão. Eu mesmo, apesar de coach, quando tenho que tomar alguma decisão ou planejar algo na vida contrato um profissional.”

Mostre-se presente!

A principal dica de Sampaio para vencer a solidão profissional é se fazer presente. “O profissional que se sente sozinho precisa, antes de tudo, se doar e ir atrás, não se acomodar. Pesquisar sobre eventos, palestras gratuitas e encontros profissionais, que abordem assuntos de interesse do profissional, podem ajudar muito. Ir a lançamentos de livros, por exemplo, é ótimo para conhecer pessoas e e criar novos relacionamentos profissionais”, sugere.

O especialista também recomenda a participação em grupos de Master Minds. “São encontros de pessoas que têm o mesmo propósito e se reúnem esporadicamente para falar sobre seus negócios. Tudo isso é válido, inclusive, para você pode ver as coisas de outros ângulos, observar movimentações estratégicas e, quem sabe, encontrar pessoas que te deem um insight e mudem sua visão.”

“Não se esconda no seu escritório e, mesmo se for um executivo, discuta suas ideias com outros profissionais, com pessoas em quem confie. E cuidado com a procrastinação. Não caia na armadilha do ‘depois vou a esse evento’ ou ‘amanhã falo com tal pessoa’, pois isso pode te prejudicar muito.”

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *