ARTIGO — Quais são os pontos positivos da crise para uma rede de franquia?

Por Henrique Soré

Se a vida lhe der limões, faça uma limonada. Por mais simples que esse ditado seja, ele realmente devia ser levado mais a sério pelos empreendedores. Afinal, nem só de oceano azul é feito o mercado e, mais cedo ou mais tarde, o negócio sofrerá com acontecimentos externos que estão além do seu controle, como, por exemplo, a recessão econômica que nosso país está passando.

Mesmo no promissor segmento de franquias, a crise conseguiu afetar os resultados de muitas marcas. Observando o mercado é possível perceber quais redes retraíram, quais se mantiveram estáveis e quais cresceram. Sim, muitas cresceram. Em geral, as marcas que aproveitaram o momento para rever sua estratégia, aprimorar suas práticas e, principalmente, desenvolver a gestão do negócio. Nesse caso, ao invés de fazer mal, a crise pode trazer inúmeros benefícios para o negócio.

Felizmente, esse foi o resultado alcançado pela Sucão: conseguimos contornar a recessão, manter nosso faturamento e ainda melhorar nosso relacionamento com a rede. Confira algumas das ações que implementamos para isso:

Aumento do suporte aos franqueados: durante a gestão diária da operação de uma loja é comum os franqueados apresentarem algumas carências que precisam ser atendidas para que possam deslanchar sozinhos. Por isso mesmo, investimos em melhorar nossa consultoria de campo. Aumentamos o número de visitas e a capacitação dos consultores, substituímos o antigo checklist, por uma análise mais completa que verifica tanto o padrão quanto os processos e toda a estrutura de custos da loja. Assim, conseguimos chegar a um diagnóstico mais eficaz e trabalhar com base nele em um plano de ação para suprir as demandas dos nossos franqueados com mais agilidade, fazendo com que conquistassem mais segurança e, consequentemente, um melhor desempenho frente à operação do negócio.

Investimento em uma central para gestão da inovação: desde o início da nossa operação nos mantivemos sempre atentos às demandas do nosso público por novidades, por isso, semestralmente fazíamos a atualização do nosso cardápio com novos produtos. Contudo, para manter os clientes sempre ativos na rede, atendendo suas demandas de forma mais rápida, implantamos uma central para a gestão da inovação. Semanalmente, esta prepara e entrega produtos exclusivos da marca em todas as unidades em operação. Nossos clientes aprovaram e, assim, estamos conseguindo conquistar um público cada vez mais fiel à marca.

Criação de novos produtos com maior ticket médio: depois da criação da central ganhamos mais liberdade para a ampliação do nosso portfólio com maior valor agregado e ticket médio. Nosso último lançamento, por exemplo, foi o Saint Peter Grelhado que tem seus acompanhamentos escolhidos pelo cliente. Assim, aumentamos o faturamento sem reduzir as margens dos nossos franqueados.

Dessa forma, você pode ver que assim como para o mercado em geral, o ano passado também foi um ano difícil para nós. Porém, ao olhar para dentro da nossa operação, conseguimos manter nosso crescimento, fechar novos contratos, aprimorar a gestão da rede e nos preparar para um 2017 mais leve. É claro que não existe uma fórmula de sucesso, mas, sem dúvida, todas essas medidas nos tornaram muito melhor. Hoje estamos colhendo os bons frutos que uma crise pode gerar para uma marca.

Henrique Soré é sócio fundador da Sucão, franquia de alimentação saudável que se destaca no mercado Fast and Healthy Food.

Sobre a Sucão

A Sucão é uma franquia de alimentação saudável que se destaca no mercado de Fast and Healthy Food. A marca, fundada há mais de 40 anos na cidade de Campinas, interior de São Paulo, inicialmente ficou conhecida por seus famosos sucos naturais que ganharam por sete anos consecutivos (2007/2013) o título de Melhor Suco pelo prêmio Veja Comer & Beber da cidade. Quando tornou-se franquia em 2014, os reconhecidos sucos receberam a companhia de novas receitas para ampliar o conceito da marca de fornecer uma alimentação saudável e nutritiva no modelo de fast food. Hoje, a rede já conta com 12 lojas em operação no interior de São Paulo, sendo cinco próprias e sete franqueadas.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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