ARTIGO — Quem dita as regras

Por Maurício Assuero

O Sistema Financeiro Nacional tem como mandante da política monetária o COPOM – Conselho de Política Monetária. No entanto, embora subordinado a tal política, o mercado dita regras e se move na direção do que é melhor para ele. A presença de Temer, por exemplo, na condução política do país é, simplesmente, ignorada. O que interessa, de fato, é a condução da política econômica e, neste sentido, se não agradar não há presidente que resista. Quando Sarney, então presidente, viajava Fernando Henrique Cardoso dizia “a crise viajou”. Posteriormente, disseram algo semelhante sobre ele.

Em 1989 Lula estava na disputa pela presidência com Fernando Collor. Em outro daquele ano, Mario Amato, então presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, declarou que uma possível vitória dele faria 800 mil empresários fugir do Brasil. Poderia ter sido uma ameaça vazia, ficou claro o que pensava o mercado.
Na perspectiva de uma vitória de Lula em 2002, o dólar se aproximou de R$ 4,00, em 2015, passou de nível. Em 2002, o mercado não sabia o comportamento de Lula presidente. Ele fez uma carta explicando aos investidores que não mudaria as regras do contrato, que moratória e auditória de dívida é figura de retórica e o mercado aceitou. No processo de impeachment de Dilma, cada vez que havia um movimento no sentido da permanência dela à frente do governo, o dólar aumentava. Agora, veio a condenação de Lula em segundo instância e o dólar caiu para R$ 3,12.

Estas oscilações são sinais contundentes que o mercado emite. Qualquer ameaça se reflete num processo de defesa natural. E foi isso que o mercado demonstrou após a condenação de Lula. Esgotadas e desgastadas as relações entre Lula, de modo mais amplo o petismo, e o mercado, a condenação em segunda instância o faria, definitivamente, da possibilidade de governar o país. Se não fosse condenado ou tivesse chance de reformar a sentença a taxa do dólar teria aumentado.

Alguns se perguntam o motivo dos impactos das ações políticas sobre o preço do dólar. A questão é relativamente simples:a principal defesa dos investidores é por ativos reais e líquidos. Então quando os investidores se sentem ameaçados, eles cobram dólares. Poderiam comprar outros ativos como imóveis, por exemplo, mas esse tipo de ativo não tem a liquidez desejada. Agora, a oscilação cambial traz transtornos para a economia porque mexe com o crescimento do produto interno.

Assim, qualquer que seja o candidato a presidente ou presidente em exercício, se não tiver as bênçãos do mercado, as chances de sucesso ficam reduzidas.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *