Até o fim de ano, a jornada será dupla na Sulanca

Pedro Augusto

Atenta à demanda redobrada, que tradicionalmente é computada a cada último bimestre do ano, a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria Extraordinária da Feira (SEF), dará início, neste fim de semana, à abertura em jornada dupla da Feira da Sulanca, no Parque 18 de Maio, no centro da cidade. Deste dia 17 até o próximo dia 23 de dezembro, o empreendimento mais impulsionador da economia local funcionará sempre aos domingos e segundas-feiras, oferecendo mais oportunidades de compras e vendas para consumidores e comerciantes. Ainda faz parte deste calendário especial, o dia 30 dezembro, que marcará o término das atividades da Sulanca em 2019. O expediente, de acordo com a determinação da PMC, deve iniciar sempre às 4h, em todos os setores.

Elaborado pela SEF, o calendário da Sulanca para este período específico ficou da seguinte forma: abertura dupla a partir do dia 17 de novembro (um domingo), sendo ainda realizada nos dias 18 (segunda-feira), 24 (domingo) e 25 (segunda-feira) do mesmo mês, bem como nos dias 1º, 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23 e 30 de dezembro. Composta por 10 mil boxes, a feira, segundo a estimativa da Associação dos Sulanqueiros de Caruaru (ASS), deverá receber a visita de aproximadamente 100 mil consumidores a cada semana do último bimestre. Já a movimentação financeira deverá ficar na casa dos R$ 70 milhões em relação ao mesmo período.

De acordo com o presidente da ASS, Pedro Moura, o funcionamento em formato estendido já se encontra consolidado no mercado local. “Esta será a terceira vez consecutiva em que a Feira da Sulanca irá operar aos domingos e segundas-feiras num intervalo de fim de ano. Isso porque, as experiências anteriores que tivemos, mostraram que os resultados obtidos, em termos de faturamento, foram positivos. Ao funcionar também aos domingos, a Sulanca vem a competir de igual para igual com outros empreendimentos como o Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe e o Parque da Feiras de Toritama, na mesma região, que já confirmaram que mais uma vez, terão expedientes nas mesmas datas”.

Apesar do altos e baixos ao longo do ano em relação às vendas, o presidente da Associação dos Sulanqueiros de Caruaru projeta lucratividades redobradas para a Sulanca, nesta reta final de 2019. “Embora a economia brasileira não tenha andando conforme todos esperavam em 2019, tradicionalmente, sempre computamos grandes volumes de vendas no fim de ano, até porque há o incremento do 13º salário, o que dinamiza e muito o desempenho de nossa feira. Desta forma, projetamos resultados significativos neste próximo fim de ano. Os compradores podem vir tranquilos para cá, porque novamente o Parque estará organizado para atender a todos”, complementou Pedro.

No intuito de dotar a Sulanca das melhores condições possíveis, a PMC, através da Secretaria Extraordinária da Feira, vem unindo esforços com demais secretarias municipais, além de manter parcerias com outros órgãos, a fim de garantir segurança, mobilidade e conforto a todos os frequentadores. O feirante do setor da Brasilit, José Carlos da Silva, encontra-se otimista quanto aos faturamentos futuros do local. “As experiências anteriores nos indicam que o maior movimento deverá ser mesmo aos domingos, ou seja, nas segundas, haverá o chamado complemento das vendas. Se Deus quiser, virei nos dois dias, porque toda saída de mercadoria será muito bem-vinda. Chegou o tempo de faturar alto e não podemos vacilar!”

Do outro lado do balcão, o consumidor Charles Vieira. Morador de Patos (PB), ele é proprietário de uma pequena loja e sempre costuma vir, no último bimestre do ano, até a Sulanca para adquirir produtos de confecção. O autônomo também se mostrou favorável à abertura em jornada dupla. “É melhor para todo mundo, ou seja, tanto para os feirantes como para os consumidores, que acabam contando com um dia a mais para, respectivamente, negociar e comprar. Eu mesmo já estou me preparando para vir, ao menos umas quatro datas, para cá.”

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *