Avicultura muda vida de agricultores de Vila de Pau Santo

Os agricultores familiares da Vila de Pau Santo, em Caruaru, comemoram a virada alcançada com a implantação de uma agroindústria para criação, beneficiamento e comercialização de galinha de caipira. O projeto conta com o incentivo do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA).

De acordo com a Associação da Comunidade Pau Santo, para se ter uma ideia do sucesso, o número de criadores saiu de dois para 79. Segundo a Associação, a produção mensal chega a 35 mil quilos.

O produto tem venda garantida para os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Apenas para o PNAE, as vendas somam R$ 800 mil reais anuais, sendo 80% vindos das aves.

“A iniciativa impulsionou a geração de renda, transformando a realidade dessa comunidade, que sobrevivia de plantio de hortaliças e pequenas criações”, explica o extensionista do IPA, Fabio Cesar.

Nesse sentido, o IPA promoveu capacitações e prestou serviço de assistência técnica, viabilizando a elaboração de projetos para obtenção de credito rural. “O IPA nos apoia, promovendo cursos e viabilizando a nossa participação nas políticas públicas.

Além disso, intermedia a negociação com os governos municipal, estadual e federal”, afirma Daniel Severino da Silva, presidente da Associação Comunitária de Pau Santo.

O trabalho do IPA também contribuiu para ampliar as instalações, culminando com a construção de um abatedouro. Isso possibilitou a criação da agroindústria e a melhoria de vida. “Hoje você vê as pessoas com carro, moto, comprando ou ajeitando as casas”, conta Silva.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *