Avoante é empório dedicado à arte em Caruaru

fachada01

Na rua principal do Alto do Moura, coração artístico, criativo e pulsante de Caruaru, está o Empório de Artes Avoante. O nome escolhido para o local faz homenagem a um tipo de pássaro da região – uma pequena pomba, também chamada de arribaçã. A proposta do espaço é reunir a criação de vários artistas, nas mais diversas áreas: artes plásticas, fotografia, moda e decoração.

Sob a coordenação da designer de moda, turismóloga e arte terapeuta Merielle Lino, responsável pela curadoria das peças, o Avoante fez um garimpo entre artistas do Nordeste para montar o seu acervo. Entre as fotografias, por exemplo, há mais de 5 mil imagens com assinatura de Geyson Magno, premiado fotógrafo nascido em Caruaru. Nas artes plásticas, destaque para as obras de Manuel Dantas Suassuna. Entre os trabalhos em barro, valorizando o vigor da região, estão peças de Presciliana e Pepa da TUZ, Shivo e Emerson Caetano.

O espaço, aberto em outubro de 2014, serve também como ambiente de possibilidades criativas para arquitetos e designers. Além dos trabalhos criados por Merielle Lino, há outras peças exclusivas como cortinas, almofadas, toalhas de mesa, lençóis. Existe sempre a preocupação, entre os produtos escolhidos para o Avoante, na valorização da criação artesanal, com destaque para peças em renda e crochê, tecidas por artesãos de Passira. As fotografias também servem como elementos de decoração: podem ser impressas em papel fotográfico, em fine-arte, ou em adesivos para a madeira e vidros.

Respeitando a força criadora de cada um dos artistas que expõem os seus produtos no local, o Empório de Artes Avoante busca ser espaço de referência, beleza e qualidade para a arte e o artesanato de Caruaru, de Pernambuco e do Brasil.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *