Baixos estoques de leite preocupam unidades

Pedro Augusto

A Secretaria Estadual de Saúde aproveitou a vivência de mais uma Semana Mundial da Amamentação – do último dia 1º até a segunda-feira (7) – para reforçar a importância de se fazer a doação do leite materno. O alerta foi mais do que necessário, haja vista a situação em que estão os bancos de leite instalados em Pernambuco. De acordo com a recente publicação do Diário Oficial, atualmente os quatro bancos com administração do Governo do Estado se encontram com os estoques baixíssimos, o que pode prejudicar os atendimentos de crianças internadas em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), nas UCIs (Unidades de Cuidado Intermediário) e nos alojamentos canguru.

Para se ter ideia da alarmante situação em que vem operando o banco de leite do Hospital Jesus Nazareno (Fusam), em Caruaru, hoje o estoque da unidade está correspondendo a míseros dez litros com a utilização de apenas 500 mililitros por dia. “Se tomarmos como parâmetro o número de recém-nascidos que atendemos a cada dia, deveríamos fazer uso de pelo menos 1,5 litro de leite materno para suprirmos a todas as necessidades. Hoje, devido justamente a esta escassez no quantitativo de doações, estamos dando prioridade àqueles bebês que estão precisando ainda mais do leite. Conforme já foi destacado, atualmente o Jesus Nazareno só vem contando com dez litros e este volume é irrisório”, informou a nutricionista do banco de leite da unidade, Virgínia Bezerra.

De acordo ainda com Virgínia, hoje o Jesus Nazareno só vem contando com o auxílio de apenas duas doadoras externas. “Felizmente as mães que se encontram com filhos internados na UTI têm conseguido tirar a demanda suficiente para alimentá-los, porém nem sempre contamos com este volume de dez litros, que já é considerado muito baixo. Desta forma, fazemos um apelo para aquelas mães que têm excedentes de produção que não joguem os seus leites fora. Solicitamos que elas compareçam até o nosso banco e preencham o cadastro para que possamos fazer as coletas. O procedimento é muito simples e não leva mais de dez minutos”, acrescentou.

Quem sabe muito bem da importância de se fazer a doação de leite é a estudante Ana Patrícia. Com a filha Heloísa Vitória internada há pouco mais de um mês na UCI do Jesus Nazareno, ela vem contando com o apoio de doadoras externas. “Sabemos que o bebê prematuro não pode tomar leite artificial, mas sim materno, então, na medida em que outras pessoas fazem a doação deste último, elas acabam contribuindo para que o recém-nascido saia o mais rápido possível das unidades intensivas. Como a minha filha se encontra nesta situação, tenho tido um pouco de dificuldade para aumentar a minha produção de leite, haja vista que é justamente através do contato direto com o bebê que há a estimulação da coleta. Desta forma, estou contando com o auxílio imprescindível das doadoras.”

Mãe do pequeno Vinícius, a radiologista Simone Buenos decidiu entrar para o time de doadoras do Jesus Nazareno e se mostrou bastante satisfeita. “Ao ver uma reportagem, pude comprovar a alarmante situação em que vem se encontrando não só o banco de leite desta unidade local, mas também de outros hospitais do Estado. Fiquei sensibilizada com esta escassez de leite e, como possuo uma produção muito grande, decidi fazer a minha parte. Hoje sou uma das doadoras do Jesus Nazareno e solicito que outras mães façam o mesmo, até porque o leite materno funciona como uma espécie de antibiótico para os recém-nascidos que estão, infelizmente, internados.”

Para entrar para o quadro de doadoras do Hospital Jesus Nazareno basta atender a alguns pré-requisitos básicos. “Primeiro, as interessadas devem vir até a nossa unidade, que fica Rua Ana Maria da Silva Brasileirinho, no Bairro Maurício de Nassau, ou entrar em contato pelo telefone 3719-9338. Ressaltamos que aquelas mães que residem em outros municípios e querem fazer as doações precisam contar com o auxílio de suas secretarias de saúde locais. Em paralelo, para realizarem os armazenamentos de leite é necessário que elas esterilizem aqueles potes de Nescafé pelo período de 20 minutos e depois os guardem já com o leite nos congeladores das geladeiras. O armazenamento pode ser feito no máximo por até 15 dias.”, complementou Virgínia Bezerra.

Além do Jesus Nazareno, os hospitais Dom Malan, em Petrolina, bem como o Agamenon Magalhães e o Barão de Lucena, ambos no Recife, também estão precisando urgente das doações de leite materno.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *