Barragem de Agrestina passa por limpeza após 29 anos de construção

Buscando promover uma melhoria na qualidade de vida dos moradores da zona rural de Agrestina, a Prefeitura de Agrestina, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Urbanismo, realizou nesta semana a limpeza e a ampliação da Barragem do Brejo da Jaqueira.

No processo, que durou a manhã toda, uma máquina escavadeira foi utilizada para retirar pedras, terra e uma grossa camada de lama, que se depositou na barragem após a o nível da água baixar muito. Esta é a primeira vez que a barragem passa por manutenção desde que foi construída, em 1986.

Agora com a capacidade de reter 110 mil m³ de água, a Barragem do Brejo da Jaqueira vai conseguir atender com mais qualidade os moradores das comunidades Barra do Riacho do Peixe, Recife Novo, Riacho do Peixe, Recife Novo, Queimada do Pereira e Pereira – todas beneficiadas por ela.

De olho no período chuvoso

A iniciativa tem como objetivo oferecer condições favoráveis para o armazenamento de água com mais qualidade durante o período chuvoso. Dessa forma os efeitos da seca são amenizados e a capacidade dos reservatórios aumenta.

O Prefeito de Agrestina, Thiago Nunes, destacou a preocupação da prefeitura em garantir a recuperação também dos açudes e barreiros de pequeno e médio porte “o projeto de limpeza dos açudes e barreiros da zona rural de Agrestina é contínuo e desde que foi implantado mais de 40 espaços foram atendidos e centenas de agrestinenses beneficiados”.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *