Bienal do Livro do Agreste é atração em Garanhuns

O mundo literário estará de olhos voltados para Garanhuns, no Agreste Meridional, cidade que sedia a partir desta quarta-feira (17), a 3ª Bienal do Livro do Agreste, se entendendo até o próximo domingo (21). A iniciativa promoverá diversas atividades gratuitas na Praça Mestre Dominguinhos, a exemplo de lançamentos de livros, oficinas, palestras, shows e sessões de contação de história.

Um dos pontos altos do evento será o Concurso Regional de Produção Textual para os estudantes do 2º ao 9º ano da rede particular de ensino de Garanhuns e região. Com o tema “A Água, Beleza e Utilidade”, o concurso premiará os autores dos melhores textos com vale-livros a partir de R$ 500. Serão premiadas as três melhores dissertações escritas por alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e as três melhores dissertações de estudantes do Ensino Médio, escolhidas entre os trabalhos selecionados pela comissão do concurso.

Os professores orientadores das redações classificadas nas duas categorias também serão premiados. “A ideia da premiação, através de bônus a serem utilizados na compra de livros escolhidos entre as publicações das editoras participantes da Bienal, só enaltece o nosso evento”, comentou o diretor de Feiras da Andelivros (Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros), Alventino Lima. Segundo ele, a realização do concurso tem um significado junto aos jovens. “Através do certame, queremos incentivar a prática da leitura e da escrita partindo do conhecimento do estudante sobre o tema da água, que é um bem natural cada vez mais escasso em todo o Agreste”, pontuou.

Durante cinco dias está sendo aguardado um bom público, especialmente de alunos, no evento literário que é considerado um dos maiores na área educacional do Brasil. A finalidade é promover, num só espaço, o acesso à arte, à cultura, à educação e ao entretenimento. “Esperamos ter boa visitação e a integração entre professores, alunos e o público em geral. Nossa expectativa é ultrapassar 150 mil pessoas em visitas”, disse Alventino.

A programação será concentrada na Praça Mestre Dominguinhos e o evento terá aproximadamente 50 estandes montados para atender o público da cidade e região nas áreas de literatura, filosofia, biografias, ciências, história e outros campos do conhecimento humano. Além da exposição e a venda de livros, a Bienal terá espaço para diversas formas de arte difundindo a cultura e o entretenimento. As atividades incluirão debates, palestras, mesas-redondas sobre literatura, recitais, e lançamentos de livros. Haverá ainda um espaço infanto-juvenil e convidados especiais da área de letras.

O horário de funcionamento será sempre das 9h às 21h. A 3ª Bienal do Livro do Agreste é uma realização da Andelivros, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns e a Cepe (Companhia Editora de Pernambuco).

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *