Biesp passa a operar na região Agreste

Foto Pedro Augusto (1)

Pedro Augusto

Reportagem Especial

O governador Paulo Câmara (PSB), na companhia de diversos políticos da região Agreste, esteve participando da inauguração oficial do Biesp (Batalhão Integrado Especializado de Policiamento), na manhã da última terça-feira (14), em Caruaru. Com sede localizada na Avenida Leão Dourado, no Bairro Caiucá, mais precisamente na antiga garagem da empresa Coletivo, o Biesp tem como principal objetivo reduzir os índices de violência na Área Integrada de Segurança 14, que é composta por vários municípios da região, dentre eles Caruaru, Riacho das Almas, Bezerros, Agrestina, Ibirajuba e Altinho.

Ao todo, 300 policiais militares já estão atuando neste batalhão, que se encontra reforçado pelos grupamentos especiais da Rocam, da Rádio Patrulha, da Companhia com Cães, do Batalhão de Choque e da Polícia de Trânsito. Eles dispõem de 19 carros, 24 motos e quatro cães. Suas ações estão voltadas para o combate ao tráfico de drogas, à desarticulação de grupos de extermínio, aos assaltos e ao porte ilegal de armas.
Durante a solenidade de inauguração, Paulo Câmara chamou a atenção para os investimentos que estão sendo feitos no intuito de tentar diminuir a criminalidade na Capital do Agreste e na região. “Ainda se mata muito, o tráfico de drogas e os crimes contra o patrimônio também aumentaram significativamente no Estado, porém o nosso governo vem se esforçando para tentar coibir ao máximo a violência que tem ocorrido na região Agreste. A ativação do Biesp, por exemplo, é só mais uma das ações que têm sido implantadas no sentido de garantir uma maior sensação de segurança a todos que vivem nesta região. Estamos cientes de que os desafios são enormes, porém sabemos do caminho a ser percorrido para alcançarmos os objetivos necessários”, disse.

Engajada desde o seu primeiro dia de governo na execução de medidas que possibilitem a redução da criminalidade em Caruaru, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) elogiou a iniciativa do Governo do Estado. “Hoje é dia de darmos os parabéns ao governador Paulo Câmara pela implantação de um complexo tão importante conforme é o Biesp. Do nosso lado, temos a consciência de que estamos colocando em prática as ações que estão ao nosso alcance para que haja a redução o mais rápido possível no tocante aos índices de violência em Caruaru. Estamos investindo bastante em relação à iluminação pública, criamos o Conselho de Segurança Cidadã e iniciamos recentemente as obras de requalificação do Monte do Bom Jesus. Juntas, todas essas iniciativas também estão contribuindo para com a queda da criminalidade no nosso município”, afirmou.

O Biesp está sendo comandado pelo tenente-coronel Menezes. Com larga experiência na Polícia Militar, ele vem contando com a confiança do comandante geral da corporação, Vanildo Maranhão, que também discursou durante a solenidade. “Estamos certos de que o tenente-coronel Menezes, juntamente com o seu efetivo, realizará um excelente trabalho nesta região. Os policiais se encontram treinados, equipados e incentivados para atuarem de forma integrada nas ações preventivas e ostensivas que forem necessárias. Além da região Agreste, o Sertão do Estado também deverá ser contemplado com uma unidade do Biesp. Estamos trabalhando para que essa nova unidade seja inaugurada até o primeiro semestre do próximo ano, reforçando ainda mais o nosso compromisso para com toda a população daquela região”, destacou.

A chegada do Biesp a Caruaru foi bastante aguardada pela população, haja vista que o principal município desta região do Estado sofreu de forma significativa ao longo de 2017 devido à falta de investimentos no setor de segurança. Para se ter ideia, até o fechamento desta matéria, mais de 240 homicídios já haviam sido computados somente neste ano na cidade. Número este que vem causando medo ao aposentado Sebastião da Silva. Com um irmão vítima de violência, no ano passado, na zona rural, ele espera que, agora, finalmente a criminalidade diminua. “Sou morador do Caiucá e fiz questão de acompanhar a esta inauguração para ver se, agora, as coisas vão andar por aqui. Não só eu, mas também todos caruaruenses, sofreram muito neste ano por causa da falta de segurança e só o que precisamos é de paz.”

Além de Paulo Câmara e Raquel Lyra, ainda estiveram participando da solenidade de inauguração os deputados estaduais Tony Gel (PMDB), Laura Gomes (PSB) e Diogo Morais, bem como os vereadores de Caruaru, Lula Tôrres (PDT), Marcelo Gomes (PSB), Bruno Lambreta (PDT), Sérgio Siqueira (PTdoB), Ítalo Henrique (PSD), Alberes Lopes (PRP), Allyson da Farmácia (PPS), dentre outros. O ex-prefeito José Queiroz (PDT), juntamente com o seu ex-vice Jorge Gomes (PSB), também compareceram ao evento.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *