Bolsonaro persegue universidades e põe em risco educação no Brasi

O corte anunciado pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) de 30% no orçamento de pelo menos três grandes universidades brasileiras põe em risco todo o sistema de ensino no Brasil. A avaliação é do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE). Para o senador, os critérios obscuros de avaliação das unidades educacionais e as ações persecutórias promovidas pela gestão minam a credibilidade da educação no país e afastam profissionais da carreira acadêmica.

A redução dos recursos foi anunciada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e atingiu a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), às três entre as 20 mais bem conceituadas universidades do país. No entanto, segundo o ministro, foram levados em consideração dois critérios: desempenho acadêmico abaixo do esperado e promoção de “balbúrdia” em seus campi.

“A educação no Brasil está nas mãos de irresponsáveis que, assombrados pelos próprios monstros que têm nas suas mentes doentias, fazem uma caça ao livre pensar, à autonomia universitária e querem destruir as nossas instituições. É um governo intelectualmente vazio que busca fazer do ensino no país o seu espelho, formando uma legião de acéfalos que desconhecem as noções básicas de história, economia, português, filosofia e até de civilidade”, afirmou o senador.

Para o parlamentar, esse tipo de postura repercute não só nas universidades, como também nas demais etapas de ensino. “Não é de hoje que os professores são vítimas de perseguição e de atos violentos. Quando o próprio governo incentiva esse tipo de ação, isso pode tomar proporções inimagináveis. Os professores são responsáveis por guiar o futuro do país. Eles deveriam ser cada vez mais valorizados e não vítimas de uma trama draconiana, típica de quem rejeita a democracia e flerta com o facismo”, defendeu Humberto.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *