Com uma significativa representação, Gravatá marcou presença na XVII edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que ocorreu no período de 07 a 17 de julho de 2016, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A Prefeitura de Gravatá participou com um stand, onde foram expostas peças de 10 artesãos, com os mais variados materiais.
Durante a feira, foram vendidas 2.382 peças, gerando uma receita líquida de aproximadamente 26 mil reais. Os campeões de vendas foram os brinquedos educativos e populares feitos em madeira, os Divinos e a Garra Sertaneja. Outro resultado positivo foi à inovação nas peças produzidas a partir da Bonequinha da Sorte, produto artesanal característico da cidade, que movimentou o stand da Loja Brasil Original do Sebrae.
A secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Daniela Alecrim, falou sobre a parceria com o Sebrae, que beneficiou os artesãos da cidade. “Pela primeira vez, Gravatá participou desse espaço que reúne os melhores trabalhos desenvolvidos pelo Sebrae, em todo o Brasil. No total, seis modelos foram comercializados, produzidos por três associações que trabalham com a confecção das bonequinhas, em parceria com a produção em madeira dos artesãos do Círculo Operário”, disse a secretária, ao destacar que, com o apoio institucional da Prefeitura de Gravatá, a inovação é fruto de uma parceria com o Sebrae. “Estivemos reunidos com os artesãos. Nosso objetivo é fortalecer a produção cultural local e promover a geração de novos negócios, sem perder a característica original do produto”, destacou.
As Bonequinhas da Sorte de Gravatá foram selecionadas por curadores, durante a XVII Fenearte, para participar do Programa Brasil Original Olimpíadas e, por isso, serão expostas e comercializadas no Rio de Janeiro. Os turistas, visitantes e moradores, poderão conhecer e adquirir os produtos gravataense em quiosques dos três maiores shoppings da cidade e na Loja Brasil Original Olimpíadas, montada dentro do Centro do Artesanato Brasileiro (CRAB).