Bonito pode ganhar guardas municipais femininas

As mulheres estão, cada vez mais, ocupando espaços que antes eram considerados, restritamente, masculinos. Em bonito, um requerimento votado na câmara de vereadores tem sido motivo de orgulho entre os parlamentares. É que agora, é possível que a guarda municipal de Bonito receba um toque feminino. Pensando em como as mulheres podem contribuir com a segurança pública do município, a câmara municipal votou um requerimento que busca a contratação de duas guardas femininas para compro o atual quadro de guardas municipais de Bonito.

Tendo em vista o impedimento de novas contratações por parte do município, em respeito a legislação eleitoral, o vereador Sorel Warner (PDT) propôs um requerimento de nº (101/2016) solicitando ao secretário de administração do município, o remanejamento de duas funcionárias do quadro municipal para serem treinadas e integrarem a guardas municipal de Bonito.

De acordo com o vereador e autor do requerimento, as guardas municipais femininas irão contribuir para a prevenção da violência, já que manterão um contato diário com a comunidade atuando com competência e delicadeza natural do sexo feminino podendo atender também a ocorrências relacionadas a violência contra mulher.

O município dispõe de guardas no patrimônio público municipal, praças, escolas e demais locais. Sua principal finalidade é desempenhar o policiamento preventivo e comunitário auxiliando no trabalho das Polícias Civil e Militar no combate à criminalidade. A Guarda Municipal, é uma agência administrativa que pode ser criada por lei específica da câmara dos vereadores de um determinado município, como instrumento de segurança pública para a cidade. Seus componentes possuem as mesmas prerrogativas e obrigações legais que qualquer funcionário municipal.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *