Câmara de Enfrentamento à Violência Obstétrica realiza primeira reunião

Reunião Cãmara Obstétrica

Na quarta-feira (21) representantes da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência Obstétrica (CTEVO) se reuniram na sede da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) de Caruaru, para a primeira reunião de 2018. Em pauta foram discutidos o papel e a competência da câmara e apresentando o cronograma anual, com ênfase para as atividades do mês de março. Estiveram presentes membros dos conselhos Regional de Medicina, de Enfermagem, de Psicologia, do Conselho Municipal de Saúde, além de representantes do MST, da Asces, da SPM e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru.

A CTEVO foi a responsável pela elaboração da Lei Nascer Bem Caruaru nº 5.951, de 02 de outubro de 2017, de iniciativa popular, que garante às mulheres do município o direito à assistência humanizada durante os períodos de gestação, pré-parto, parto e puerpério. “É a primeira lei desse tipo elaborada na América Latina. É algo que vem do ordenamento jurídico internacional, e Caruaru fez surgir essa legislação que é um marco para a história”, ressaltou uma das representantes da SPM na CTEVO, Denise Melo, que é também advogada da secretaria.

Os encontros são realizados quinzenalmente e o próximo está previsto para acontecer no dia 21 de março, às 14h, com a presença de representantes das maternidades privadas e públicas do município, junto com a equipe de educação permanente que atua dentro das unidades de saúde de família e trabalham com as gestantes de Caruaru.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *