Câmara realiza hoje sessão solene e votação de proposituras

11ce3c74-eeb5-461c-a4c1-c0a4cdf613f0

Um projeto de lei, oito projetos de decreto legislativo, quarenta e dois requerimentos e uma indicação estão previstos para serem votados na 26ª reunião pública ordinária da Câmara Municipal de Caruaru, que será realizada às 20h desta quinta-feira (12). O projeto de lei, de autoria do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), já aprovado em primeira discussão, sugere ao Executivo a criação do Dia Municipal do Artesão, a ser comemorado no dia 19 de março. Todos os projetos de decreto legislativo são de autoria do vereador Edjailson da Caru Forró, também do PRTB, e solicitam a concessão da Medalha de Honra ao Mérito Cantor Compositor Luiz Lua Gonzaga aos músicos da banda Fulô de Mandacaru.

Dos quarenta e dois requerimentos constantes da súmula com a Ordem do Dia, vinte e dois são reiterações. Entre elas, a do vereador Gilberto de Dora (PSB), que reapresenta requerimento para revitalização da Praça Santa Clara, no bairro de mesmo nome, e a do vereador Eduardo Cantarelli (PMDB), que solicita de novo estruturação de uma entrada principal para o Bairro Nova Caruaru. Já o vereador Romildo Oscar (PTN) reapresenta requerimento para implantação de linha de ônibus interligando os bairros Agamenon Magalhães, Vassoural e Santa Rosa ao Caruaru Shopping, enquanto que o vereador Heleno do Inocoop reitera pedido de colocação de câmeras de monitoramento nas ruas Felipe Camarão e Vidal de Negreiros (Nossa Senhora das Dores) e limpeza do terreno localizado por trás da UPA, nas Rendeiras.

Também sendo reiterados os requerimentos do vereador Zé Ailton (PDT), para doação de terreno para a construção da Delegacia da Polícia Federal, e do vereador Jajá (PSDC), para construção de banheiros em alvenaria no Parque 18 de Maio e colocação de banheiros químicos nas ruas da cidade.

Dentre as demais proposituras, destaque para a do vereador Gilberto de Dora, que solicita construção de praça na Vila Padre Inácio, e a do vereador Sivaldo Oliveira (PSDC), que reivindica revitalização e duplicação da Avenida Brasil, no Bairro Universitário. Por sua vez, o vereador Eduardo Cantarelli pede limpeza do Rio Ipojuca e reparos da quadra poliesportiva na praça do Bairro Indianópolis, enquanto que o vereador Heleno do Inocoop apela pela restauração das varandas das pontes Irmã Maria Jerônima, Elias de Oliveira Lima (Ponte Nova), a que liga o Anel Viário às Rendeiras, a da Avenida João Soares de Lira e a da Rua Zadir Barbosa de Oliveira, além da elaboração de um anteprojeto de lei proibindo o uso de carros particulares cadastrados por meio do aplicativo UBER.

Destaque ainda para o requerimento do vereador Lula Tôrres (PDT) para a realização de ações de incentivo ao São João de rua, e o do vereador Marcelo Gomes (PSB), para a inclusão de um representante do Centro Acadêmico do Agreste no Conselho da Cidade (Concidade) nas discussões do Plano Diretor. Marcelo solicita ainda que o entorno do Campus da UFPE-Caruaru seja delineado como área de interesse público educacional.

A súmula prevê também a votação das proposituras do vereador Leonardo Chaves (PDT), presidente do Legislativo, para ampliação do cemitério de Gonçalves Ferreira, e do vereador Romildo Oscar, para duplicação do trecho que liga a BR-104 ao Hospital Regional do Agreste.

Solenidade – A reunião desta quinta terá um momento solene, para a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Amaro de Lira e César ao jurista Joelson Dias, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. A propositura é do presidente Leonardo Chaves.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *