A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta terça-feira (22), às 20h, a 76ª reunião pública ordinária da 3ª sessão legislativa. Os vereadores votam três projetos de lei, um de decreto legislativo, treze requerimentos e três indicações. Os projetos de lei, todos de autoria do Executivo, tratam de alterações nas leis municipais nº 5.343/2013, sobre o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial; nº 5.120/2011, sobre o serviço de mototáxi; e nº 5.536/2015, que oficializa a doação de terreno para a Polícia Federal. Todos esses projetos de lei passaram pelo crivo das comissões parlamentares da Câmara e precisam ser aprovados em duas discussões para retornarem para sanção do prefeito José Queiroz.
“Convocamos as comissões para analisar os projetos enviados pelo Executivo e, por solicitação nossa, pedimos a retirada do projeto que trata do regime disciplinar da Destra”, detalhou o vereador Marcelo Gomes (PSB), presidente da Comissão de Legislação e Redação de Leis.
Os vereadores votam ainda, em discussão única, o projeto de decreto legislativo, de autoria do presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PSD), que concede título de cidadania ao contador Bernardo José Cysneiros da Costa Reis.
Dos treze requerimentos que serão votados esta noite apenas dois, ambos de autoria do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), são reiterações. Edjailson solicita novamente realização de audiência pública para discutir assuntos de interesse dos mototaxistas e obras de saneamento e calçamento nas ruas 1, 2, 9, 46, 47, 29, 12, 14, 22, 24, 28, 34, 39, 41, 44, 47, 48, 49 e 50, no Bairro Cidade Jardim. Entre as demais proposituras, destaque para a do vereador Lula Tôrres (PR), solicitando sentido único de trânsito na Rua Bento de Farias e 2ª Travessa Martins Afonso, no São Francisco, e a do vereador Nino do Rap (DEM), sugerindo apresentação de músicas do gênero Rap e Funk, durante uma hora, nas emissoras de rádio de Caruaru.
Em destaque ainda o requerimento do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), reivindicando saneamento e calçamento nas ruas Djalma Santos, Maria Tenório, Reginaldo França, Ivan Lima, Marivaldo Alves da Costa, Francisco Rossi, Nossa Senhora das Graças, Gilvan Pimentel, Inocêncio Leonel da Silva, e na Travessa Nossa Senhora das Graças, no José Carlos de Oliveira, e o do vereador Eduardo Cantarelli (SD), pedindo à prefeitura remoção de entulhos e posterior saneamento e calçamento nas ruas do Bairro São João da Escócia.
Ainda em votação três indicações, uma do vereador Heleno do Inocoop, solicitando do governo do Estado implantação de centro estadual de fisioterapia no Bairro do Salgado, e duas do vereador Alecrim (PSD), também direcionadas ao Estado, solicitando policiamento ostensivo nos sítios Malhada das Caveiras, Capivara e Tôrres, todos no 1º Distrito.