Caminhões pipa garantem regularidade do abastecimento em Riacho

Riacho das Almas é um dos municípios abastecidos pela barragem de Jucazinho, que entrou em colapso total após a crise hídrica que afeta a região nos últimos anos. Diante do cenário de falta de chuvas, o Governo Municipal vem encontrando alternativas para garantir o abastecimento da população. Uma delas é o fornecimento de água por meio de caminhões pipa gratuitamente.

Na cidade, atualmente sete veículos fazem a distribuição nas 10 caixas espalhadas em vários bairros. A água é fornecida gratuitamente, e vem diretamente da Barragem do Prata. Em média, o Governo do Estado distribui por meio da Compesa só na zona urbana aproximadamente 210 mil litros de água por dia.

Já na zona rural, a distribuição é feita pelos 17 caminhões do Exército Brasileiro, que trazem água do município de Barra de Guabiraba para distribuir nos 193 pontos de distribuição espalhados por toda a extensão rural de Riacho das Almas.

“Hoje, a gente só consegue atingir esse volume de distribuição graças à articulação da Prefeitura, que entende as necessidades do povo e vai em busca das parcerias necessárias para beneficiar a população na questão da água”, afirmou o auxiliar administrativo do escritório da Compesa em Riacho das Almas Jasiel Rosálio.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *