Candidata do PSTU defende “população armada”

Apesar de ser candidata a governadora pelo PSTU, partido do campo da esquerda e com vocação progressista, a professora Simone Fontana, defende um discurso que para alguém desavisado poderiam muito bem ser confundido com a de um político conservador. Em sabatina a uma rádio local, ela defendeu abertamente o armamento da população como forma de defesa ao crime organizado e ações da polícia.

“O Estado está armado, a burguesia está armada e a população está desarmada”, comentou Simone, que justificou o argumento como forma de direito à autodefesa. “Quem está armado são os ricos e poderosos, a população está de peito aberto para levar bala de todo mundo”, analisou.

Diante da repercussão sobre a controvérsia da proposta, Simone esclareceu que não é contra à vida, mas a favor de que o cidadão possa se defender. “O que queremos é o direito da autodefesa. Ter uma arma não significa matar ninguém, mas ter a chance de se defender. As pessoas estão completamente de peito aberto”, ponderou. Segundo ela, a população está à mercê da criminalidade. Contudo, em sua proposta, o armamento não seria feito de forma desordenada, mas através de comitês de autodefesa eleitos pelas comunidades.

A chapa majoritária do PSTU ao Governo do Estado terá, ainda Jair Pedro (vice-governador) e Hélio Cabral (Senado).

Outras propostas de governo – Simone apresentou outras ideias como o transporte público gratuito, a saúde 100% pública e financiada pelo Estado. Além disso, também propõe o fim dos incentivos fiscais para empresários, o não pagamento de banqueiros, jornadas de trabalho justas sem redução de salário e a criação de Conselhos Populares para decidir a aplicação do orçamento.

Trajetória – Com 52 anos, Simone Fontana é professora formada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Recife (Fafire), pós-graduada em Educação e linguagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Começou a lecionar na rede estadual em 1985 e atua na rede municipal desde 1996. Fundadora do PSTU, já foi candidata a Senadora e a prefeita do Recife. Além disso, atua na direção do Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife (Simpere).

Folhape

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *