Candidatos homenageiam Eduardo em guia

Por Pedro Augusto, especial para o Blog

No primeiro guia eleitoral destas eleições 2014, veiculado na manhã desta terça-feira (19), nas emissoras de rádio e tv do país, grande parte dos postulantes à presidência da República lamentou o falecimento do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Antes de se apresentar aos ouvintes e telespectadores, o candidato da coligação Muda Brasil, Aécio Neves (PSDB), destacou a sua amizade desde cedo com o agora ex-presidenciável, que morreu num acidente aéreo, na manhã da última quarta-feira (13), em Santos.

“Eduardo e eu nos conhecemos há trinta anos na campanha das Diretas Já. Eu, acompanhando o meu avô Tancredo Neves e, ele, o seu avô Miguel Arraes.

Tínhamos uma relação de muita amizade e respeito”. Após o programa eleitoral do tucano foi à vez do ex-presidente Lula (PT) comentar a morte do socialista. Ele utilizou o guia da sua aliada e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) para mencionar a frase defendida por Campos. “Suas últimas palavras precisam ser incorporadas pelo povo brasileiro: nunca e jamais iremos desistir do Brasil”.

Dos seus modos e jeitos diferentes, os candidatos José Maria Eymael (PSDC) e Eduardo Jorge (PV) também prestaram suas homenagens ao ex-governador do Estado. “Eduardo Campos: o equilíbrio e a audácia de um líder a ser seguido”, destacou o programa de Eymael. “Neste momento de profunda consternação nacional, o partido Verde rende a sua homenagem a Eduardo Campos. Ele era um jovem líder nordestino”, acrescentou em texto, o guia de Eduardo Jorge.

Antes de todas as declarações, os eleitores já haviam assistido ao programa da coligação “Unidos pelo Brasil”, que com a morte de Eduardo terá pela frente provavelmente a até então candidata à vice Marina Silva (PSB). Sob a música “Anunciação”, de Alceu Valença, imagens do ex-governador foram exibidas nos tempos em que administrava o Estado.

Já no intervalo reservado para os candidatos a deputado federal, sem exceção, todos os integrantes da Frente Popular – coligação liderada por Campos – mencionaram a importância de seu líder para a política brasileira bem como ainda externaram a sua tristeza com a partida dele.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *