Caravana da Saúde e Cidadania foi realizada no Bairro São João da Escócia

A Prefeitura de Caruaru realizou na manhã deste sábado (24) a Caravana da Saúde e Cidadania, no Bairro São João da Escócia. A ação itinerante disponibilizou diversos serviços municipais para a população. Realizado de modo intersetorial, o projeto gerenciado pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) contou com o apoio das demais secretarias da prefeitura. Nesta edição, a TV Asa Branca também foi parceira.

A estrutura montada na Rua Maria Antonieta, ao lado da Academia das Cidades, concentrou diversos serviços de saúde e cidadania. Foram mais de quatro mil atendimentos de saúde, entre eles, 35 ultrassonografias, 33 mamografias, 41 atendimentos médicos, 14 atendimentos com dermatologista, dispensação de 1.720 medicamentos, além da oferta de práticas integrativas (auriculoterapia, ventosaterapia), vacinação humana, vacinação antirrábica animal (82 cães e 68 gatos). Teve também a colaboração das equipes de campo de controle das arboviroses, que fizeram visitação em 817 imóveis do bairro, distribuição de 1.500 peixes para reservatórios de água (combate à dengue), e da equipe de controle de roedores, com 65 imóveis visitados.

Olívia Andrezza dos Santos, do bairro Riachão, compareceu à caravana para uma consulta com o clínico geral e ficou satisfeita com o atendimento. “É a primeira vez que participo. As pessoas foram muito prestativas comigo e eu estou saindo daqui já com o encaminhamento para o mastologista, com tudo certinho”, declarou a participante. Para Elizângela Cabral, que trouxe a filha Kamilly Micaeli, de cinco anos, para uma consulta com o dentista, foi também a oportunidade de se cuidar. “Trouxe ela para tirar um dentinho e aproveitei para fazer uma limpeza”, explicou.

Entre os atendimentos da SDSDH, tiveram CADÚnico, Sistema de Benefícios (Sibec), orientação para Tarifa Social, encaminhamento para emissão da Carteira do Idoso e o Passe Livre Intermunicipal e Interestadual para esse público. Outras secretarias e autarquias também estiveram envolvidas, como a Secretaria de Serviços Públicos, com o AME Animal, que realizou atendimentos de consultas veterinárias, castrações de cães e gatos, feirinha de adoção de cães; a URB, com orientações para regularização de imóveis; a AMTTC, com emissão de credenciais de estacionamento para idosos e PCD’s; e a Ceaca com distribuição de porções de frutas, entre muitos outros serviços ofertados pelas secretarias parceiras.

“A Caravana da Saúde e Cidadania, que já é um projeto consolidado na cidade e na zona rural de Caruaru, tem aumentando cada vez mais, com a adesão da população. É uma satisfação, de fato, trazer esses serviços, mostrando que estamos mais próximos dos moradores, seja fazendo a escuta nas plenárias locais, na mesma semana da caravana, com boa parte dos encaminhamentos realizados neste dia, ou trazendo serviços, fazendo com que eles fiquem cada vez mais com a saúde em dia”, destacou o secretário de Saúde, George Veloso.

A secretária da SDSDH, Dayse Silva, também citou as plenárias realizadas na semana das caravanas, nas quais a população local é ouvida, e a mobilização desse projeto, que envolve diversos setores. “Nós estivemos na quinta-feira escutando a população dos dois bairros, para entender as necessidades, e neste sábado a gente veio entregar mais serviços para os moradores, de uma forma acessível e gratuita. Toda a prefeitura se mobilizou para estar aqui hoje e entregar esses serviços “, pontuou a secretária da SDSDH, Dayse Silva.

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, também esteve presente na ação e aproveitou a oportunidade para anunciar mais obras de calçamento para a cidade, com cinco ruas contempladas na localidade: a Rua Joaquim Manoel de Macedo (no Salgado); e no São João da Escócia, a Avenida Rosa Cruz, e as ruas José Clóvis Cavalcante, Sebastião Cândido de Lima e São João da Escócia. “A gente já fez todo o entorno. Investimos em asfalto, mobilidade e seguimos fazendo mais obras, mais ruas, melhorando a qualidade de vida da população, já que quando temos ruas pavimentadas, temos mais segurança, saúde e mais cidadania”, enfatizou o prefeito. O investimento será de mais de R$ 3,2 milhões para calçamento e drenagem das vias.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.