Carnaval é oportunidade para conquistar clientes

Foi no carnaval de 2012 que a empresária Lúcia Nunes iniciou as operações da Colombina, em Recife. O ateliê de fantasias e acessórios tem “espírito folião” e também funciona como loja, abrindo as portas aos clientes, no período que antecede a festa. “Reforçamos o time de atendimento. Junta os parentes, irmãos, sobrinhos, vira uma força-tarefa para dar conta dos pedidos”, conta a empreendedora, que antecipou em três meses o planejamento e produção do estoque. “Pensamos carnaval o ano todo. No primeiro semestre, a gente estuda e pesquisa. No segundo, enquanto as pessoas estão focadas no Natal, a gente já entra na linha produtiva”, acrescenta Lúcia, que espera um incremento de 20% nas vendas de fantasias este ano.

Planejar a produção com antecedência é uma das apostas que garantem sucesso ao desempenho das empresas durante a festa de Momo. “É preciso ter um mix de produtos alinhado à proposta carnavalesca, focada no que é fresco, leve, básico e confiável. Os foliões não voltariam em uma loja que vendeu fantasia rasgada, nem na lanchonete com o sanduíche vencido ou que pesou no estômago durante a festa”, analisa o especialista em empreendedorismo do Sebrae, Enio Pinto.

De acordo com Enio, o carnaval pode ser uma grande oportunidade para conquistar e fidelizar novos clientes. “O empresário deve ter uma preocupação constante para não atrapalhar a dinâmica e o ritmo do folião-cliente. Esse pensamento deve nortear todas as ações, desde e preparo da equipe, do espaço de venda e do produto”, orienta. “Se o bloco de rua passa em frente à sua loja, por exemplo, mesmo que o folião não vá comprar naquela ocasião, é simpático disponibilizar o banheiro para seu futuro cliente”.

Confira dicas para conquistar clientes no carnaval:

Equipe:
O time de atendimento deve ser identificado – para facilitar visualização em lojas de maior movimento;
Vale engajar e motivar os funcionários, até com melhoria de comissão, para que sintam-se estimulados a trabalhar em um período festivo;
A equipe deve ser treinada para atuar em momentos de pico, de modo a atender às necessidades do cliente com agilidade e eficiência.

Produto/Serviço:
Oferecer combos e kits ajuda a cativar o cliente. Exemplo: ao comprar a bermuda, leva também uma máscara ou kit de maquiagem com glíter;
Serviços de hospedagem podem oferecer mimos como adereços carnavalescos, confetes e serpentinas;
Lojas de roupas devem se preocupar em repor o estoque com a grade completa de tamanhos e cores para não frustar os clientes;
Inovar na apresentação. Exemplo: ao vender sanduíche na rua, ofereça álcool em gel para a higiene das mãos.

Local:
Ponto de venda deve ser organizado, pois organização remete à velocidade no atendimento e resulta em melhores vendas;
Uma ornamentação cuidadosa, sem poluição, agrada aos olhos e atrai clientes.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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