Carreira na área de Finanças está em alta, apontam pesquisas

Redução de custos e eficiência nos resultados devem ser os principais objetivos almejados pelas empresas em 2016. Devido ao cenário de recessão na economia, uma pesquisa da consultoria Michael Page, realizada no fim do ano passado, apontou que a área de Finanças está entre as cinco profissões que atualmente têm ‘alta demanda’ no mercado brasileiro.

O Guia Salarial da consultoria Robert Half confirma essas previsões para 2016. Segundo o estudo, executivos de finanças e contabilidade, focados em soluções para as empresas, estão em ‘alta’. Esses profissionais, de acordo com a pesquisa, são vistos como estratégicos dentro das organizações.

Para o coordenador do MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), Camilo Cotrim, independente do cenário econômico, a área de Finanças é atrativa pela capacidade de gerar resultados.

“Por lidar com resultados, os negócios precisam ter um desempenho melhor, uma performance melhor. Nada mais adequado do que buscar uma formação, que entregue esse tipo de resultado final, que entregue um profissional com mais capacidade de gerir negócios, de decidir melhor, de entregar valor para as empresas”, avalia Cotrim.

Histórias de sucesso

Em busca de novas conquistas profissionais, o administrador Fernando Dias decidiu cursar o MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas do IPOG. Especialista na área financeira, com atuação em empresas de grande porte, deixou a carreira em um banco para se dedicar à área de consultoria e à docência.

Para ele, a pós-graduação permitiu alcançar essas novas oportunidades: “O meu networking aumentou muito, a informação e o conhecimento mais específicos vieram ao encontro justamente daquilo que eu esperava. De certa forma, eu tenho mais facilidade com algumas ferramentas, que é um lado mais analítico e, por isso, durante o curso, surgiu a oportunidade de oferecer algumas consultorias”.

Outro caso de sucesso é o empreendedor Wesley César, que conseguiu alavancar o negócio, a startup LionFish, com o conhecimento adquirido no MBA do IPOG. Wesley desenvolveu em sala de aula um plano de negócios para a empresa.

“Cada módulo incrementa o sucesso que estamos conseguindo por meio das estratégias desenvolvidas. O curso me capacita a trabalhar sem medo com os mais ‘vorazes’ investidores financeiros. Fiz muitas pesquisas em busca de um curso que realmente entregasse conhecimento relevante para ser aplicado imediatamente nos meus negócios e escolhi o IPOG”, afirma Wesley.

O empreendedor destaca também que as disciplinas têm aplicabilidade prática em sua vida profissional. “Após cada módulo, já na segunda-feira, uso o conhecimento adquirido ou para abastecer meus sócios-investidores ou para incrementar ações do próprio negócio”, conta Wesley.

Especialização

Para apoiar os profissionais a se manterem qualificados e atenderem às demandas do mercado, o IPOG oferece o MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas. O curso é voltado a profissionais que queiram atuar como executivos na área de controladoria, e de forma independente como consultores e assessores. É um curso com ênfase na área financeira, mas que também aborda planejamento e gestão.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *