Carteira de Habilitação ACC já é uma realidade em Pernambuco

Buscando a regulamentação dos condutores que utilizam as cinquentinhas como meio de transporte, a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), que no Estado é emitida pela Secretaria Estadual das Cidades –SECID, por meio do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/PE, já está ao alcance de quem usar esses veículos de baixa cilindradas. Desde o dia 29 de junho, 17 alunos da primeira turma estão em aula na Autoescola Maurício de Nassau, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.

Segundo o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, nessa categoria ocorreu mudanças, com reduções de valores e carga horária. “Agora, quem optar pela ACC irá cumprir 20 horas teóricas e outras dez práticas, ante 45 e 20, respectivamente, na categoria A. Além disso, o custo do curso fica em R$ 400,00 mais as taxas do DETRAN-PE, valor correspondente a aproximadamente metade da categoria superior”, destaca.

Outra diferença também aos optantes da ACC se dá na prova teórica, onde são disponibilizadas 15 questões, com o mínimo de 11 acertos. Nas demais categorias são 30, com a exigência de ao menos 21 assertivas. “O cunho social sempre foi levada em consideração, onde, inclusive, autorizamos as autoescolas utilizarem ainda um mesmo ciclomotor em forma de compartilhamento para suprir a demanda”, completa Ribeiro.

De acordo com Murilo Lima, diretor de Ensino da Autoescola Maurício de Nassau, nessa unidade acontecem aulas de segunda a sexta-feira e nos finais de semana, tendo um prazo aproximado de conclusão de todo o processo, entre aulas e provas práticas e teóricas, em até 30 dias. Quanto ao valor correspondente pelo curso de R$ 400,00, pode ser pago à vista, no cartão de débito ou crédito, em até quarto vezes sem juros.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *