Caruaru atinge marca de 10 mil MEIs formalizados

Pedro Augusto

Confirmando a sua vocação para os negócios, Caruaru computou no último dia 12 um número importante e que certamente deve já estar impulsionando bastante o seu setor financeiro: 10 mil microempreendedores individuais formalizados. Para quem ainda não se atentou para esta função, os MEIs nada mais nada menos são aqueles profissionais que investem no negócio próprio com o emprego no máximo de apenas um funcionário e com a renda anual de até R$ 60 mil. Eles podem atuar em os mais diversos segmentos da economia, ou seja, do comércio à indústria. A contabilização, até então inatingida, pode ser consultada já com o acréscimo do volume atual referente até a terça-feira passada (26), no Portal do Empreendedor.

Para a gerente da Unidade Central e Setentrional do Sebrae-PE, Débora Florêncio, a marca alcançada ressaltou a força do empreendedorismo local e fortaleceu o trabalho que vem sendo promovido por algumas instituições. “Esse resultado representou o avanço do trabalho do Sebrae junto às Salas do Empreendedor, do Expresso Empreendedor, da Acic e do Sindloja para proporcionar a legalidade para uma imensa massa de empreendedores que agora têm contribuído efetivamente para com o desenvolvimento da nossa região. Outro ponto importante é que os novos MEIs não têm se limitado apenas a um determinado ramo de atividade como, por exemplo, o da confecção, mas sim aos mais variados”.

De acordo ainda com Débora, o receio de ter encarar os supostos empecilhos no processo de formalização ainda tem afastado milhares de informais da legalização, porém, aos poucos este temor tem diminuído. “Com a vigoração da Lei Geral, que instituiu diversos benefícios não só para os MEIs, mas também para as micro empresas, hoje os empreendedores informais têm procurado cada vez mais se legalizar tanto é que a cidade conseguiu chegar a este patamar expressivo. Além de passar a contar com CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), quem adere ao processo de formalização passa a emitir nota fiscal e ter acesso a crédito bancário bem como ainda fica assegurado pela Previdência Social. Ou seja, uma série de benefícios”, acrescentou a gerente.

Ela também destacou em reportagem ao VANGUARDA que quem tiver interesse de obter mais informações sobre a formalização do microempreendedorismo individual basta se dirigir até a uma das unidades da Salas do Empreendedor ou a sede do Sebrae, em Caruaru. “Muitas pessoas ainda têm a idéia de que o processo para a legalização é difícil, mas, pelo contrário, é bastante desburocratizado. Além de oferecermos juntamente com as Salas e o próprio Expresso Empreendedor uma orientação gratuita para a formalização, também ressaltamos que o processo é todo realizado pela internet de forma gratuita”, argumentou Débora Florêncio.

Para não perder a segurança da formalidade, a gerente do Sebrae-PE ainda utilizou o espaço para fazer um alerta para os já cadastrados na categoria sobre o cancelamento do CNPJ do MEI omisso. “O MEI é considerado omisso quando não paga nenhuma contribuição mensal (Guia DAS-MEI) e também não entregou nenhuma declaração anual (DASN-MEI) nos anos de 2014, 2015 e 2016. O MEI que não regularizar sua situação perderá o seu CNPJ e terá que realizar o processo de formalização novamente para continuar exercendo a atividade de microempreendedor individual”, finalizou Débora.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *