Considerada uma das cem melhores cidades do Brasil, em levantamento da Revista Exame, Caruaru agora aparece como líder em eficiência administrativa em pesquisa do Datafolha. A Capital do Forró ocupa o primeiro lugar na comparação com as cidades pernambucanas entre 200.000 e 500.000 habitantes, deixando para trás Olinda, Paulista, Cabo de Sto. Agostinho e Petrolina. O critério da pesquisa é a competência das Prefeituras em aplicar bem as verbas disponíveis ao entregar serviços de educação, saúde e saneamento à população.
O Ranking de Eficiência dos Municípios, do Datafolha, recém publicado, distribui os municípios por faixas populacionais. Quando os únicos municípios pernambucanos acima de 500.000 habitantes entram na comparação, Caruaru também fica bem na fita: empata com a capital e vence a maior cidade da Região Metropolitana.
No nível nacional, Caruaru fica entre os 24% dos municípios classificados como Eficientes. Os 76% restantes caem para as categorias Alguma Eficiência, Pouca Eficiência e Ineficiente. O dado é expressivo porque o Datafolha considerou um universo de 5.281 cidades. Em outras palavras, a Terra de Vitalino faz parte do grupo dos 1.267 municípios brasileiros Eficientes e ultrapassa 4.014 menos bem classificados. Fossem Olimpíadas, Caruaru seria ouro.