Caruaru é o primeiro município a contar com Câmara de Cidades Seguras para as Mulheres

0da0bcf4-87bc-4163-839f-489e9dd18596

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria da Mulher e de Direitos Humanos lançou na manhã de ontem (17), na Sala de Monitoramento do Centro Administrativo, a primeira Câmara Técnica Municipal de Cidades Seguras para as Mulheres do país. O ato representa um marco na história de Caruaru, no que diz respeito à luta por uma cidade onde todas as mulheres tenham garantido o direito de transitar.

A criação do Comitê tem por objetivo coordenar e articular, de forma intersetorial, políticas voltadas para as mulheres, possibilitando um acesso seguro à cidade, livre de práticas machistas e sexistas, visando à promoção da igualdade de gênero. A Câmara será composta por 16 membros titulares e a mesma quantidade de suplentes, representantes de Secretarias Municipais, ActionAid, Política Civil, Polícia Militar, Conselho Municipal da Mulher, Núcleo de Estudos em Gênero e ONG’s. Eles terão as seguintes atribuições: propor e elaborar metas e ações de enfrentamento à violência contra as mulheres nos espaços públicos e privados; instituir o Plano Cidades Seguras; acompanhar, monitorar e avaliar o cumprimento das metas propostas e da execução do Plano Municipal de Cidades Seguras.

Estiveram presentes no momento o secretário de governo, Rui Lira; a secretária da mulher, Katherine Lages; a secretária de comunicação, Carolina Miranda; além da coordenadora da área do direito das mulheres da Action Aid, Ana Paula Ferreira; representantes do Conselho Municipal da Mulher, Núcleo de Estudos em Gênero e membros que irão compor a Câmara Técnica Municipal Cidades Seguras, no âmbito governamental e civil.

Para a secretária da mulher e de direitos humanos, Katherine Lages, a instalação da Câmara Técnica Municipal de Cidades Seguras para as Mulheres em Caruaru reafirma o compromisso da atual gestão com as caruaruenses, que vem sendo pautado desde 2009, quando foi criada a Secretaria da Mulher e de Direitos Humanos. “ Queremos construir uma cidade onde as mulheres possam viver com dignidade; trabalhar, estudar, cumprir com sua rotina diária enquanto cidadãs; sem medos, tendo a garantia da sua integridade física e moral resguardada”, destacou a secretária.

Em 2014, a ActionAid lançou no Brasil a campanha Cidades Seguras para as Mulheres, que tem o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos, como iluminação e transporte, a fim de tornar os espaços públicos menos propícios à violência de gênero. No último ano, a organização realizou uma série de iniciativas para sensibilizar gestores municipais sobre a importância de se pensar políticas públicas para as cidades sob a perspectiva de gênero. Além do Brasil, a campanha já foi lançada em mais de dez países onde a ActionAid trabalha.

A ActionAid é uma organização internacional de combate à pobreza, fundada em 1972, na Inglaterra. Hoje, ela está presente em 45 países e sua sede fica em Johanesburgo, na África do Sul. A organização chegou ao Brasil em 1999 e expandiu sua atuação para 13 estados do país, onde trabalha em parceria com 25 organizações locais, beneficiando mais de 300 mil pessoas em cerca de 1.300 comunidades.

Segundo a representante da Action Aid, Ana Paula Ferreira, Caruaru se destaca no cenário nacional por ser a primeira cidade do país a criar uma Câmara Técnica Municipal de Cidades Seguras para as Mulheres. O comitê que foi apresentado à população nesta manhã irá tratar o conceito de segurança para além de policiamento. “Queremos trabalhar com as políticas públicas de forma transversal, garantindo além de segurança também, educação, moradia, iluminação e transporte, de maneira a assegurar as mulheres o direito de usufruir do que a cidade pode oferecer ao cidadão, independente do gênero”, ressaltou Ana Paula.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *