Caruaru sedia 5ª edição do evento internacional Arduino Day

Pelo quinto ano consecutivo, Caruaru sediará o Arduino Day, um evento internacional que reúne pessoas para partilhar ideias e projetos com a plataforma Arduino. O Arduino Day ocorre simultaneamente em mais de cem cidades do mundo e, em Caruaru, será realizado no Colégio Diocesano.

A programação ocorrerá das 8h às 17h, com palestras, roda de conversa, oficinas e exposições de projetos envolvendo a plataforma. Durante a manhã, haverá a premiação da Olimpíada Brasileira de Robótica e do Torneio Juvenil de Robótica, e a realização de palestras.

Entre os ministrantes, estão a professora paulistana Diana Santos, que atua como instrutora da Udemy, com cursos online, e colabora com o projeto Franzininho, levando workshops de eletrônica e programação para diversas pessoas do Brasil; o professor Fábio Caparica, mestre em Design da Informação e docente do curso de Design do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE em Caruaru; e a professora paulistana Gedeane Kenshima, docente na ETEC Albert Einstein, engenheira de controle e automação e técnica em automação industrial pelo IFSP.

Na parte da tarde, a programação segue com o espaço de networking e a realização das oficinas Arduino Básico, Arduino Avançado, Arduino Lilypad, Modelagem 3D com Tinkercad, Placa Franzininho e Placa FRANZmakey.

O evento é aberto ao público, mas as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site http://meuarduino.com.br e para entrar no dia é necessário levar um quilo de alimento não-perecível, que será entregue à Pastoral da Educação do Diocesano para doação.

O Arduino é uma placa eletrônica do tamanho de um cartão de crédito capaz de controlar motores e lâmpadas e sentir o mundo ao seu redor através de sensores. A depender da criatividade do usuário, pode ser utilizado em robôs, carros, pequenos dispositivos eletrônicos e até para automatizar completamente uma casa e diversas outras coisas a depender da criatividade do usuário. Criado na Itália há 15 anos, tem se popularizado cada vez mais pela facilidade de se programar e pelo baixo custo.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *