Caruaru terá nova usina de asfalto

bruno

O secretário Bruno Lagos

Ainda neste semestre, Caruaru contará com uma nova Usina de Asfalto Pré-Misturado à Frio com capacidade de produção 12 vezes maior que a atual. Esse material é ideal para reparos e recuperação de vias. Além disso, também pode ser usado na construção de lombadas. O secretário de infraestrutura, Bruno Lagos, viajou até Sumaré/SP onde se localiza a sede da empresa vencedora da licitação e responsável pelo fornecimento do novo equipamento. “Tenho certeza que avançaremos muito na Operação Tapa-Buraco. Mesmo em tempos de crise o prefeito acredita que este investimento é extremamente necessário e vantajoso para nossa cidade”, comentou Bruno.

A atual Usina, localizada às margens da BR 104 próximo ao Hospital Regional do Agreste, pertence ao DER – Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco, mas foi cedida ao município desde 2010. A produção e a mão de obra são custeadas pela Prefeitura que realiza a compra da brita, da areia e das emulsões asfálticas, matéria prima para fabricação do asfalto. Mas, hoje a produção é de cerca de cinco toneladas por hora, já o novo maquinário poderá oferecer até 60 toneladas de asfalto no mesmo tempo. “Isso significa que estaremos fabricando uma média de 1200 m²/h de material, que pode ser armazenado por até três meses, sem perder suas características originais”, explicou.

Ainda segundo o secretário, o aumento da demanda, ocasionada pelo crescimento natural da cidade e pelas chuvas comuns desta época do ano foram fatores de peso para a decisão sobre o investimento. “Reforçar a produção é a melhor alternativa. Havendo sempre asfalto disponível é possível realizar reparos até no inverno sempre que houver um dia sem chuvas”, pontuou.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *